CORONAVÍRUS

Ainda é 'cedo demais' para prever fim do novo coronavírus, diz OMS

O coronavírus já deixou um saldo de mais de 1.100 mortos e 45 mil infectados na China e em cerca de 30 países

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 12/02/2020 às 17:31
Foto: ANTHONY WALLACE / AFP
O mundo já conta com mais de meio milhão de pessoas infectadas com o novo coronavírus - FOTO: Foto: ANTHONY WALLACE / AFP
Leitura:

Ainda é "cedo demais" para prever o fim da nova epidemia de coronavírus, que já deixou mais de 1.100 mortos e 45.000 infectados na China e em cerca de 30 países, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (12). 

"Acho que hoje é cedo demais para tentar prever o (...) fim dessa epidemia", disse Michael Ryan, chefe do departamento de emergência da OMS em Genebra. 

>> Brasileiros que vieram da China não estão com coronavírus

>> Conheça o pangolim, animal suspeito de transmitir o coronavírus

>> O que se sabe e as incógnitas sobre a epidemia de coronavírus

>>  Imip se torna hospital de referência para atendimento de possíveis casos de coronavírus em Pernambuco

O diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que "o número de novos casos relatados na China se estabilizou durante a última semana", mas o dado "deve ser interpretado com extrema cautela". "Essa epidemia pode ir em qualquer direção", alertou Tedros. 

A OMS realizou uma conferência na terça e na quarta-feira que reuniu centenas de especialistas em epidemiologia de todo o mundo para revisar os meios de combater o COVID-19

O presidente chinês, Xi Jinping, felicitou na quarta-feira a "evolução positiva" da epidemia, já que o número de novos casos diminuiu por três dias, apesar do saldo ultrapassar 1.100 mortos. No entanto, ele pediu para não "baixar" a guarda nesta "grande guerra".

Veja mapa que mostra como o coronavírus se espalha pelo mundo

Últimas notícias