2ª Guerra Mundial

Há 75 anos brasileiros saíam vitoriosos na histórica batalha de Monte Castello

Nesta sexta-feira, dia 21, faz 75 anos da tomada de Monte Castello, na Segunda Guerra Mundial

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/02/2020 às 20:04
Foto: Domínio público
Nesta sexta-feira, dia 21, faz 75 anos da tomada de Monte Castello, na Segunda Guerra Mundial - FOTO: Foto: Domínio público
Leitura:

Com informações da Agência Brasil

Nesta sexta-feira, dia 21, faz 75 anos da tomada de Monte Castello, na Segunda Guerra Mundial, que teve participação dos militares brasileiros. A batalha teve um objetivo estratégico contra o exército de Hitler, garantindo a subida dos Aliados ao norte da Itália.

Antes de conquistarem a vitória em fevereiro de 1945, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) tentou por três meses tomar a posição do exércio inimigo, em três confrontos em novembro de 1944 e outro em 12 de dezembro.

Houve um número grande baixas brasileiras devido a vários fatores. Além da artilharia inimiga do alto da montanha, os brasileiros enfrentaram o inverno rigoroso na Europa. O Monte Castello fica situado a 61,3 quilômetros de Bolonha, entre as regiões da Toscana e Emília-Romanha.

PERSONAGEM

O então Cabo Vasco Duarte Ferreira tinha apenas 20 anos de idade quando foi para o front de batalha. Ele atuou como radiotelegrafista. "Era uma montanha sobre uma outra montanha. Eu carregava o equipamento que pesava mais de 10 quilos com uma antena de mais de três metros", diz o pracinha às vésperas de completar 96 anos de idade.

O historiador Elonir José Savian, destaca que a operação fortaleceu a autoestima dos militares brasileiros para continuar na guerra. Ele explica que, em relação às ações, a tomada de Monte Castello possibilitou que as tropas aliadas conseguissem posições fundamentais para a vitória final.

Últimas notícias