COVID-19

Após surto de coronavírus, duas mil máscaras são roubadas de hospital na França

Na França já foram confirmados 200 casos da doença

Larissa Lira
Cadastrado por
Larissa Lira
Publicado em 03/03/2020 às 15:42 | Atualizado em 11/03/2020 às 17:27
Philip Fong/AFP
Máscaras são equipamentos de proteção contra o novo coronavírus - FOTO: Philip Fong/AFP

No mundo, 87.137 casos do novo coronavírus foram confirmados. Segundo a Organização Mundial de Saúde, desde o domingo, 1º de março, houve nove vezes mais registros da doença no resto do mundo do que em território chinês. Na França foram confirmados 200 casos. Em meio à crise sanitária ligada ao vírus, cerca de duas mil máscaras cirúrgicas foram roubadas de um hospital de Marselha, sudeste da França. O caso foi confirmado nesta terça-feira (3) à AFP pelo serviço de saúde pública da cidade.

As caixas de máscaras roubadas estavam armazenadas no bloco central do hospital público da Conception, cujo acesso é reservado para pessoal da saúde autorizado e pacientes operados, informou o serviço sanitário. "Lançamos uma investigação interna para encontrar o ou os autores", acrescentou a direção, que distribuiu um comunicado interno a todo o pessoal do bloco "para lembrar que o uso dessas máscaras é estritamente reservado ao exercício profissional".

Para garantir a segurança

Após o roubo, instruções foram distribuídas a todos os hospitais "para garantir a segurança dos estoques (máscaras, álcool em gel) e impedir a repetição desse tipo de incidente". "O estoque restante é suficiente para garantir a atividade do bloco e novos pedidos foram feitos para um reabastecimento rápido", tranquilizou. Uma quarta morte na França de uma pessoa infectada com o novo coronavírus foi anunciada nesta terça-feira (3) pelo ministério da Saúde.

Balanço Nacional e Mundial

No Brasil, a quantidade de casos suspeitos do novo coronavírus subiu de 252 para 433, segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta segunda-feira (02). Dois casos do Covid-19 foram confirmados no País. O novo coronavírus atingiu dois homens, um de 61 e outro de 32 anos, ambos residentes de São Paulo. De todas as notificações suspeitas, 162 casos foram descartados. São Paulo segue liderando o ranking de suspeitas do novo coronavírus com 163 casos, o Rio Grande do Sul fica em segundo lugar, com 73 e, em terceiro lugar, vem Minas Gerais, com 48 suspeitas do Covid-19. No mundo, 87.137 casos do novo coronavírus foram confirmados, sendo 1.739 novos.

Comentários

Últimas notícias