EUA

Incêndio no Colorado: 32.000 pessoas evacuadas, prédios destruídos

O fogo já destruiu cerca de 2.500 hectares de vegetação. As autoridades ainda não são capazes de registrar o número de edifícios destruídos, mas temem que seja elevado

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/06/2012 às 12:43
Leitura:

DENVER - O incêndio que atinge desde sábado Colorado Springs (Colorado, oeste dos Estados Unidos) se espalhou na última terça-feira (26) e entrou na cidade, provocando a retirada de mais de 32.000 pessoas e a destruição de vários edifícios, segundo autoridades.

"Até o início desta tarde, estávamos lidando com um incêndio florestal, mas então, ele se espalhou em áreas ao noroeste da cidade. Ninguém esperava que isso fosse acontecer", declarou Steve Bach, prefeito de Colorado Springs, à televisão KDVR-TV.

"É uma tempestade de fogo de proporções épicas", resumiu o chefe dos bombeiros da cidade, Richard Brown, citado pelo jornal local Denver Post.

Colorado Springs, a segunda maior cidade do Colorado, está localizada a 100km ao sul de Denver.

O incêndio, batizado de Waldo Canyon Fire, começou no sábado (23) e imediatamente se mostrou muito perigoso. Na terça-feira (26) à tarde, os ventos contrários obrigaram as autoridades a ordenar a evacuação de mais de 32.000 pessoas, segundo dados do escritório do xerife.

O fogo já destruiu cerca de 2.500 hectares de vegetação. As autoridades ainda não são capazes de registrar o número de edifícios destruídos, mas temem que seja elevado.

The Flying W Ranch, uma fazenda muito conhecida no estado por seu restaurante, anunciou em seu site que suas instalações tinham sido "reduzidas a cinzas".

O governador do Colorado, John Hickenlooper, sobrevoou o incêndio na noite de terça-feira para ter noção dos danos. "É um espetáculo deprimente, a destruição é enorme", declarou à KCNC-TV.

O único alívio, segundo ele, é que não há vítimas.

Temperaturas recordes, níveis muito baixos de umidade e ventos com rajadas de até 100 km/h provocaram vários incêndios de grandes proporções no oeste americano.

Os bombeiros de Colorado combatem vários incêndios, incluindo o High Park Fire, perto de Fort Collins (100 km ao noroeste de Denver), que já destruiu cerca de 35.000 hectares de vegetação. Apenas 65% deste incêndio, o segundo maior da história do Colorado, tinha sido contido até terça-feira.

No total, quarenta incêndios afetam o oeste dos Estados Unidos nesta quarta-feira, de acordo com as autoridades.

Os mais graves estão em Colorado, Montana (noroeste), Alasca (noroeste) e Novo México (sudoeste).

Últimas notícias