Diálogo

Artigo: Carta aos jovens

O diálogo entre contrários é essencial à democracia e seu avanço

Raul Jungmann Raul Jungmann
Cadastrado por
Raul Jungmann
Raul Jungmann
Publicado em 23/05/2019 às 7:56
É impossível haver diálogo se não se tem respeito ao outro
O diálogo entre contrários é essencial à democracia e seu avanço - FOTO: É impossível haver diálogo se não se tem respeito ao outro
Leitura:

Até ontem (quarta-feira, 22) eu estava com vocês, na quarta edição do Fórum Brasil UK, em Londres, na London School e depois em Oxford, e quero lhes dizer algumas coisas sobre esse belo encontro que promoveram, reunindo um time de debatedores de 1ª linha para discutir o País durante dois dias. Primeiramente, ressaltar a pluralidade de posições, perspectivas ideológicas e partidárias dos palestrantes.

O diálogo entre contrários é essencial à democracia e seu avanço. Nesse momento em que a opinião pública se refugia em bolhas de ódio formadas nas redes sociais para negarem-se uns aos outros, seus pontos de vista e mesmo existência, que banquete foi ouvirmos vozes contrárias e debatendo nosso presente e futuro (dos jovens)!

O segundo ponto que queria ressaltar do fórum foi o diálogo, sem o qual inexiste possibilidade de construir convergências sobre questões essenciais, fazer a verificação que visões aparentemente opostas possuem ponto de contato, pontes, para se chegar a consensos e superar problemas do pais.

Porém, é impossível haver diálogo se não se tem respeito ao outro. E esse foi um dos pontos altos de toda a maratona do encontro, que debateu, sempre respeitosamente, uma agenda nacional que ia da segurança pública à questão da sustentabilidade ambiental, passando pelo empreendedorismo, desenvolvimento, fake news e redes sociais, democracia e educação.

Todos os painéis, sem exceção com ampla diversidade de opiniões, diálogo e respeito. Tanto por parte dos palestrantes, como por parte da plateia. Aliás, confesso que em alguns momentos fiquei tenso, vendo que duas posições contrárias eram igualmente muito aplaudidas, esperando por uma inevitável escalada de choques, como acontece aqui no Brasil hoje, e nada disso aconteceu.

Por fim, petistas e bolsonaristas, esquerda e direita, centro, trataram-se como adversários, não como inimigos. Adversários respeitam-se mutuamente, divergem nas ideias, não pessoalmente, e não desejam destruir uns aos outros. Daí que governo e oposição respeitem os resultados das urnas e invistam na alternância político-eleitoral do poder, e não na destruição mútua. Tudo somando, que falta nos faz nos dias de hoje um clima e uma cultura como a do fórum que vocês tão competentemente organizaram! Pluralidade, diálogo, respeito ao outro enquanto adversários e não inimigos, é tudo que se faz preciso cultivar nos tensos e ásperos dias de preocupações crescentes no e com o Brasil de hoje. Parabéns!

Últimas notícias