eleições 2014

No Datafolha, Aécio e Dilma estão empatados tecnicamente

Aécio tem 51% das intenções de votos válidos e Dilma, 49%

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 09/10/2014 às 20:55
NE10
Aécio tem 51% das intenções de votos válidos e Dilma, 49% - FOTO: NE10
Leitura:

As duas primeiras pesquisas do segundo turno para as eleições presidenciais (Datafolha e Ibope) mostram que Aécio (PSDB) e Dilma (PT) estão empatados tecnicamente. As pesquisas foram divulgadas no Jornal Nacional desta quinta-feira (9). Na Datafolha, Aécio tem 51% das intenções de votos válidos e Dilma, 49%. O mesmo número é apontado na pesquisa feita pelo Ibope. Ambos estão em situação de empate técnico, já que a margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.

DATAFOLHA - O levantamento pelos votos válidos exclui as intenções de votos em branco e os nulos, além dos eleitores que afirmaram estarem indecisos, mesma fórmula usada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para anunciar os números oficiais do pleito. Quando são contados os votos em branco, nulos e os indecisos, o candidato do PSDB a presidente aparece com 46% e Dilma, com 44%. Nessa sondagem, os votos em branco e nulos somam 4% e não sabem ou não responderam 6% dos eleitores.

O levantamento foi contratado pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. O instituto entrevistou 2.879 eleitores na quarta-feira (8) e hoje. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% - se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01068/2014. Na apuração do primeiro turno, Dilma teve 41,59% dos votos válidos e Aécio, 33 55%.

IBOPE - O levantamento mostra que, neste momento, Aécio herda 64% dos eleitores de Marina Silva (PSB) no 1º turno, enquanto Dilma fica com apenas 18%. O tucano colhe seus melhores resultados na Região Sul, onde lidera por 61% a 33% dos votos totais. No Sudeste, ele também está à frente, mas com vantagem menor: 48% a 38%. No Norte/Centro-Oeste, há empate técnico: 46% para Aécio e 43% para Dilma. No Nordeste, a candidata do PT venceria por 59% a 32% se a eleição fosse nesta quinta-feira.

Últimas notícias