brasília

Com perfil técnico, Raupp assume na próxima semana Ministério da Ciência e Tecnologia

As mudanças nos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia foram anunciadas nessa quarta (18) pela presidência da República

Da Agência Brasil
Cadastrado por
Da Agência Brasil
Publicado em 19/01/2012 às 14:05
Leitura:

BRASÍLIA - Com perfil técnico, Marco Antonio Raupp assume na próxima semana o Ministério da Ciência e Tecnologia. Raupp é presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) desde março de 2011 e foi escolhido pela presidenta Dilma Rousseff para substituir Aloizio Mercadante, que vai para o Ministério da Educação.

Em nota, Raupp disse receber com “distinção especial” o convite da presidenta Dilma Rousseff para assumir o ministério em um momento “fundamental de sua evolução”. Destaca ainda a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país.

“Tenho absoluta consciência da exigência sem precedentes para que a ciência, a tecnologia e a inovação contribuam de forma essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, expressa no texto. Ele diz ainda que durante sua gestão espera contar com a participação ativa das comunidades científica, tecnológica e empresarial.

Raupp é graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é especialista em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Exerceu as atividades de pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica, professor da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Entre os cargos que assumiu ao longo da carreira estão o de diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, diretor do Inpe e diretor-geral do Instituto Politécnico da Universidade do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj), além de ter sido conselheiro e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É também membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA).

As mudanças nos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia foram anunciadas nessa quarta (18) pela presidência da República. O ministro da Educação, Fernando Haddad, deixará o cargo para concorrer à prefeitura de São Paulo. Aloizio Mercadante será o novo ministro da Educação e Marco Antonio Raupp assume o comando do ministério da Ciência e Tecnologia.

Últimas notícias