Visita

Brasil e Alemanha acertam visita de Merkel e reuniões com Dilma em agosto

A confirmação da data foi feita hoje (13) durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 13/02/2015 às 15:21
Foto: Odd Andersen / AFP
A confirmação da data foi feita hoje (13) durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha - FOTO: Foto: Odd Andersen / AFP
Leitura:

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitará o Brasil em agosto para se reunir, nos dias 19 e 20, com a presidenta Dilma Rousseff. A confirmação da data foi feita hoje (13) durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier ao Itamaraty, onde foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

No encontro, os ministros acertaram os preparativos para a reunião das duas governantes, na abertura da primeira reunião das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível Brasil-Alemanha. Foi também assinado um memorando de entendimento que possibilitará a concessão de vistos de férias-trabalho para que cidadãos dos dois países possam ter uma experiência profissional e cultural remunerada.

“A visita da delegação alemã é importante para avançarmos nas relações de comércio, de investimentos e de cooperação entre pequenas e médias empresas dos setores de ciência, tecnologia e educação”, disse Vieira durante coletiva de imprensa. Ele lembrou que os dois países possuem “laços antigos e densos”, com grandes investimentos de origem alemã ajudando o desenvolvimento brasileiro. Segundo Vieira, há atualmente cerca de 1.600 empresas alemãs atuando no Brasil. “São Paulo é a maior cidade industrial alemã fora da Alemanha”, disse o ministro brasileiro.

Desde 2012, a Alemanha é o principal parceiro do Brasil na Europa. É também o quarto parceiro comercial do Brasil no mundo. "Precisamos aumentar isso para o bem das nossas economias”, disse o ministro brasileiro ao destacar a estratégia brasileira de ampliar a pauta de exportações de produtos brasileiros com maior valor agregado.

Pouco antes da coletiva, Steinmeier e Vieira assinaram um memorando de entendimento que possibilitará a concessão de vistos de férias-trabalho para que cidadãos dos dois países possam ter, no outro país, uma experiência profissional remunerada. Dessa forma, os dois governos buscam possibilitar a troca de experiências e de conhecimentos entre brasileiros e alemães, tanto no campo profissional como cultural.

O ministro alemão aproveitou o confronto entre os dois países durante a Copa do Mundo – quando o Brasil foi eliminado da final após uma derrota por 7 a 1 para o time alemão – para mostrar o quão forte é a parceria entre os dois países. “Apesar do confronto desportivo, vejo com alegria que ele não lançou problemas sobre relações bilaterais”, disse Steinmeier pouco antes de lembrar: “se olharmos para os confrontos anteriores, vemos que o Brasil ainda tem larga vantagem sobre a Alemanha”.

Últimas notícias