Lava Jato

Advogado diz que investigadores 'insistiram' sobre Aécio com Youssef

Em delação, Youssef afirmou ter ouvido dizer que o tucano tinha influência sobre negócios em uma diretoria de Furnas, durante o governo FHC

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 05/03/2015 às 10:57
Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP
Em delação, Youssef afirmou ter ouvido dizer que o tucano tinha influência sobre negócios em uma diretoria de Furnas, durante o governo FHC - FOTO: Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP
Leitura:

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse nesta quinta-feira (5) que o Ministério Público "insistiu" em perguntas sobre Aécio Neves (PSDB-MG) com o doleiro Alberto Youssef.

Quando surgiram as especulações de que o senador poderia estar na lista de Janot, há uma semana, o criminalista foi contratado por Aécio.

Youssef fechou um acordo de delação premiada com a Justiça Federal e revelou envolvimento de uma série de políticos com esquema de corrupção na Petrobras em troca de redução de pena.

"Soube como tinha sido o depoimento e que, na verdade, tinham insistido, o MP, em perguntas sobre o Aécio em momentos distintos: o primeiro pouco antes das eleições e o segundo agora em fevereiro", afirmou Kakay.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recomendou ao STF (Supremo Tribunal Federal) o arquivamento de pedido de inquérito contra o tucano por citações na Operação Lava Jato.

Segundo Kakay, que também atuou para Youssef na fase inicial da operação, o doleiro lhe garantiu que nunca "tinha feito nada com Aécio".

"Youssef não queria responder pois não sabia de nada, apenas tinha ouvido o José Janene falar. E ouvir dizer não é nada. É ilegal esta postura. Delação tem que ser voluntária, não pode ser dirigida contra", critica Kakay.

Em delação, Youssef afirmou ter ouvido dizer que o senador tinha influência sobre negócios em uma diretoria de Furnas, no fim do governo Fernando Henrique Cardoso.

DILMA

Janot também recomendou ao STF que não abra investigações sobre a presidente Dilma Rousseff. O Supremo deverá acatar a recomendação ainda nesta semana, e com isso Dilma e Aécio não serão alvo de inquéritos.

Ainda não está claro o contexto das menções feitas a Dilma e Aécio nos depoimentos, porque os documentos enviados por Janot ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Operação Lava Jato no STF, são sigilosos.

Últimas notícias