Investigação

Teori Zavascki divulga lista com 54 investigados da Lava Jato

A lista inclui o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros

Folhapress
Cadastrado por
Folhapress
Publicado em 06/03/2015 às 21:19
Foto: SCO STF
A lista inclui o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros - FOTO: Foto: SCO STF
Leitura:

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki, relator dos processos relativos à operação Lava Jato, decidiu nesta sexta-feira levantar o sigilo dos 28 pedidos de abertura de investigação contra deputados e senadores supostamente envolvidos no esquema. Da lista de 54 nomes citados, 50 serão investigados, sendo 48 parlamentares ou ex-parlamentares. Da lista constam 12 senadores e 21 deputados estaduais de cinco partidos (PP, PMDB, PTB, PT e PSDB).

Os pedidos de investigação foram feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A abertura de inquérito não representa culpa do investigado. Agora, a Procuradoria apurará se houve delito para então denunciar o envolvido à Justiça, se for o caso. Não há detalhes sobre o que motivou os pedidos de Janot. Entre os parlamentares a serem investigados estão os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Deflagrada em 2014, a Operação Lava Jato investiga um esquema de desvio de recursos que envolve funcionários da Petrobras, empreiteiras e políticos.

Além dos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a lista traz outros 52 nomes que serão investigados a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Também nesta sexta, Teori acatou outros sete pedidos de arquivamento feitos pelo procurador, que não encontrou nas delações premiadas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef indícios suficientes para a abertura de inquéritos.

Últimas notícias