Resposta

Diante da crise, aliados divulgam nota em apoio ao mandato de Dilma

Elaborado durante reunião no gabinete de Temer, o texto é mais uma medida da estratégia do Planalto de armar uma "defesa prévia" de Dilma

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 07/07/2015 às 15:39
Foto: Paulo Pinto / Fotos Públicas
Elaborado durante reunião no gabinete de Temer, o texto é mais uma medida da estratégia do Planalto de armar uma "defesa prévia" de Dilma - FOTO: Foto: Paulo Pinto / Fotos Públicas
Leitura:

Diante do agravamento da crise que acomete o Palácio do Planalto, presidentes de partidos aliados e líderes da base no Congresso divulgaram, nesta terça-feira (7), uma nota em defesa dos mandatos da presidente Dilma Rousseff e de seu vice, Michel Temer.

Elaborado durante reunião no gabinete de Temer, o texto é mais uma medida da estratégia do Planalto de armar uma "defesa prévia" de Dilma na tentativa de blindar o governo dos movimentos pelo afastamento da presidente que ganharam força na oposição.

"Fizemos uma manifestação explícita em defesa da legalidade, da vontade popular e, evidentemente, dos mandatos da presidente Dilma e do vice-presidente Michel Temer", disse o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Assinada por 11 partidos, a nota diz que "os líderes e dirigentes partidários abaixo-assinados manifestam o seu apoio à presidenta e ao vice-presidente da República. E reafirmam seu profundo respeito à Constituição Federal e seu inarredável compromisso com a vontade popular expressa nas urnas e com a legalidade democrática."

Indagado sobre a necessidade de a base escrever uma nota em apoio ao próprio governo, Temer afirmou que, muitas vezes, "aparece uma ou outra informações sobre insatisfação de um ou outro partido". Segundo ele, o texto revela "unidade".

Na noite de segunda-feira (6), Dilma convocou uma reunião de emergência com seu conselho político -formado por ministros, líderes da base na Câmara e no Senado e presidentes de partidos aliados- para pedir apoio no Congresso e sustentar a defesa que o governo apresentará em 21 de julho ao TCU (Tribunal de Contas da União) sobre as chamadas "pedaladas fiscais".

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Dilma disse que a prática foi utilizada em outros governo e que não há base para seu impeachment. Para ela, os opositores são "um tanto golpistas" e não a "atemorizam".

Apesar das movimentações, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou que "não há crise política nenhuma". "As instituições estão funcionando regularmente".

GOLPE

Após o encontro, Guimarães respondeu ainda ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) e disse que o tucano é "porta-voz do golpe".

"Aécio tem se caracterizado como o porta-voz do golpe. Deveria pelo menos honrar a história do seu avô", afirmou Guimarães em referência a Tancredo Neves.

Nesta terça (7), Aécio divulgou nota em que chamava de "golpista" o discurso do PT frente à ofensiva da oposição.

"O discurso golpista do PT tem claramente o objetivo de constranger e inibir instituições legítimas que cumprem plenamente seu papel", diz a nota do tucano.

Últimas notícias