Câmara

Câmara aprova projeto que estende cobrança de imposto a serviços como o Netflix

A alíquota mínima fica fixada em 2%

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 10/09/2015 às 17:20
Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados
A alíquota mínima fica fixada em 2% - FOTO: Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados
Leitura:

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (10) o texto-base de um projeto de lei que, para evitar a chamada "guerra fiscal", proíbe que municípios concedam isenção de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS). A alíquota mínima fica fixada em 2%. O prefeito que descumprir as normas, cometerá ato de improbidade administrativa e está sujeito a perda de função pública e suspensão dos direitos políticos por até oito anos, além de ter que pagar multa de até três vezes o valor do benefício concedido

O texto ainda está sujeito a alterações, já que os destaques serão votados somente na próxima semana e o projeto volta para o Senado.

A proposta estende a cobrança do imposto a serviços como aplicação de piercings e tatuagens e sites que disponibilizam áudio e vídeo via internet como o Netflix. Livros, jornais e periódicos são exceção.

Transporte funerário e cremação de corpos, além cessão de uso de espaços em cemitérios também serão alvo de cobrança de ISS, o que foi alvo de críticas. "Até os mortos pagarão impostos no governo do PT. É um absurdo tributar a morte", disse o líder do DEM, Mendonça Filho (PE).

Últimas notícias