Governo Interino

Temer discutiu pronunciamento de 7 de setembro com marqueteiro em São Paulo

Temer deverá usar o pronunciamento do Dia Sete de Setembro para projetar as ações de seu governo

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 19/08/2016 às 21:37
Foto: Lula Marques/ AGPT
Temer deverá usar o pronunciamento do Dia Sete de Setembro para projetar as ações de seu governo - FOTO: Foto: Lula Marques/ AGPT
Leitura:

Os temas e o formato do primeiro pronunciamento que o presidente em exercício, Michel Temer, estuda fazer, caso seja efetivado após a conclusão do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, foram conversados na reunião que Temer teve nesta sexta-feira (19) na capital paulista com o marqueteiro do PMDB, Elsinho Mouco, e o cientista político e amigo de Temer Gaudêncio Torquato.

 

Em cadeia nacional de Rádio e TV, Temer usará o pronunciamento do Dia Sete de Setembro para projetar as ações do governo. Apesar de citar a "herança" com dificuldades econômicas que recebeu do governo da petista, a ideia é que a mensagem foque mais em futuro do que em passado. "Não será um balanço e sim uma mensagem de otimismo e esperança", disse Torquato à reportagem.

Mouco afirmou que a mensagem vai conter também um pouco dos feitos do governo interino nos 100 dias "sem Dilma". "É a primeira vez que ele vai falar com todos os brasileiros, ele vai destacar o aumento de 12,5% no Bolsa Família, mostrar que o governo continua entregando casas no Minha Casa Minha Vida", disse. 

O foco principal da fala de Temer será economia e a defesa de reformas estruturais. A ideia é tentar explicar para a população temas considerados fundamentais como a reforma da Previdência e a trabalhista. Já como presidente ele espera ainda reforçar que trabalha para a retomada da criação de empregos. 

Temer vai também lembrar dos Jogos Olímpicos no Brasil para tentar mostrar que o Brasil "pode dar certo". "Ele vai mostrar que temos a capacidade de fazer bem feito, a Olimpíada resgatou a autoestima dos brasileiros", afirmou Mouco. 

Estilo

Segundo Torquato, que é amigo há mais de 30 anos de Temer e é uma espécie de consultor do peemedebista, apesar de existir a intenção de "apresentar" o presidente à população, não haverá nenhuma guinada no "estilo" de sua retórica. "Claro que ele vai ter uma linguagem mais compreensível, mas ele vai manter o seu estilo, é um constitucionalista, advogado. Não vai fazer populismo", afirmou. 

O marqueteiro do PMDB diz que Temer "será exatamente como ele é" "Diferente do Lula que era um cara de camiseta e gibi na mão, ele vai se apresentar com terno e gravata e a Constituição na mão", disse à reportagem. 

A gravação da mensagem ainda será agendada e deve acontecer apenas após o encerramento do impeachment. O formato, entretanto, tem que ser finalizado antes disso, já que Temer terá pouco tempo para gravar o pronunciamento antes de ir para a China, onde participará da reunião do G-20. Existe ainda a possibilidade de que Temer faça alguma fala antes do pronunciamento em cadeia nacional de TV e rádio. Alguns interlocutores defendem que ele se manifeste de alguma forma logo após a decisão do impeachment por entenderem que é preciso falar com a população como presidente o quanto antes.

Últimas notícias