DELAÇÃO PREMIADA

Lula recebeu cerca de R$ 8 milhões de propina em dinheiro vivo, diz revista

Segundo publicação, informação foi confirmada através dos depoimentos em delação premiada de Marcelo Odebrecht

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/11/2016 às 15:50
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Segundo publicação, informação foi confirmada através dos depoimentos em delação premiada de Marcelo Odebrecht - FOTO: Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Leitura:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é apontado como o receptor de cerca de R$ 8 milhões de propina em dinheiro vivo repassados pela empreiteira Odebrecht. A informação foi confirmada pela revista Istoé, que teve acesso ao compilado de 300 anexos da delação premiada do executivo Marcelo Odebrecht.

Os repasses, segundo a publicação, foram feitos majoritariamente quando Lula não era preisdente do País. O maior fluxo de pagamentos aconteceu durante os anos de 2012 e 2013. A origem do dinheiro ilícito seria o setor de operações estruturadas da Odebrecht.

Marcelo Odebrecht foi preso em junho de 2015. Informações da Istoé dão conta de que justamente nesse período, a empresa acionou um esquema para 'varrer' os dados de doações e repasses ilícitos, enviando as informações para uma das sedes da empreiteira no Panamá, país considerado paraíso fiscal.

A delação de Odebrecht ainda apresenta trechos de conversas entre Marcelo e o diretor da América Latina e Angola da empresa, que teriam assegurado a participação decisiva de Lula e do ex-ministro Antonio Palocci no esquema de propina.

A Polícia Federal (PF), segundo a publicação, teria conseguido chegar até o nome de Lula por conta da confirmação de que os codinomes 'amigo', 'amigo de EO (Emílio Odebrecht)' e 'amigo de meu pai' se referiam todas ao ex-presidente.

Outros atingidos

A delação de Marcelo Odebrecht também envolve nomes do PMDB e do PSDB, além de cerca de 100 parlamentares e mais de 20 governadores e ex-governadores, diz a Istoé.

A delação do empreiteiro ainda não foi homologada, o que só deve acontecer até o dia 21 deste mês. 400 advogados acompanharam os depoimentos de Marcelo Odebrecht, que serão assinados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki. A delação envolve políticos com foro privilegiado.

Últimas notícias