Datafolha

Pesquisa: Lula perderia para Marina Silva em 2º turno de eleições

A ex-senadora lidera intenções de votos nos quatro cenários pesquisados

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 12/12/2016 às 9:46
Foto: Michele Souza/JC Imagem
A ex-senadora lidera intenções de votos nos quatro cenários pesquisados - FOTO: Foto: Michele Souza/JC Imagem
Leitura:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) lideram as pesquisas de intenções de voto para presidência da República. Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda (12) . De acordo com uma pesquisa, o ex-presidente Lula levaria a disputa para o segundo turno, no entanto, perderia nas urnas para a ex-senadora Marina Silva (Rede).

A pesquisa indica ainda que Marina ainda venceria com folga os tucanos Geraldo Alckimin (PSDB-SP), Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra (PSDB-SP). Realizada entre os dias 7 e 8 de dezembro, antes da delação de executivos da Odebrecht, a pesquisa entrevistou 2.828 com idades a partir de 16 anos e atinge nível de confiança de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. 

Entre as questões da pesquisa estão quatro cenários com várias lideranças e representantes de vários partidos. O primeiro, com Marina e Aécio, Lula tem 25% das intenções de voto, contra 15% da ex-senadora e 11% do tucano. Jair Bolsonaro (PSC) aparece com 9%, Ciro Gomes (PDT) tem 5%, Michel Temer (PMDB), que não pode se candidatar por ter sido julgado Ficha-Suja e inelegível por 8 anos, atingiria 4%, e Ronaldo Caiado (DEM) e Luciana Genro (PSOL) possuem 2% cada um. Eduardo Jorge (PV) conta com apenas 1% das menções. Brancos e nulos são 20%, e os indecisos, 6%.

Em um segundo cenário, com Aécio e Geraldo,  Lula teria 26% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (17%) e os dois tucanos com 8% cada um. Nesta hipótese, Ciro Gomes aparece com 6% das intenções, seguido por Temer (4%), Luciana Genro (2%), Ronaldo Caiado (2%) e Eduardo Jorge (1%). Brancos e nulos somam 20%, e os indecisos totalizam 6%.

Na terceira hipótese, Lula aponta 25% das intenções, enquanto Marina aparece com 16%. Serra aparece com 9% do total, mesmo percentual de Bolsonaro. Ciro Gomes soma 6%, Temer tem 4% e Luciana Genro e Ronaldo Caiado conquistaram 2% cada um. Eduardo Jorge também possui 1%. Brancos e nulos são 20% e os indecisos totalizam 6%.

O último cenário é o mais improvável de todos, por contar com as presenças de José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin, além do empresário Roberto Justus (sem partido), da presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, e do juiz federal Sergio Moro (sem partido) mostra Lula com 24%, seguido por Marina Silva e Sérgio Moro, com 11% cada. Aécio Neves soma 7%, Bolsonaro chega a 6%, Alckmin totaliza 5% e Ciro e Serra possuem 4% cada. Temer, Luciana Genro e Justus ganharam 2% da preferência cada um. Caiado, Eduardo Jorge e a ministra Cármen Lúcia somam 1% cada. Brancos e nulos somam 13% e 5% não souberam responder.

Segundo turno

Em todos os cenários imaginados pela pesquisa, a ex-senadora Marina Silva leva a disputa com folga. Sobre os adversários tucanos Marina abre 20 pontos percentuais de vantagem. Contra Aécio, o placar ficaria 47% a 25%; contra Alckmin, 48% a 25%; e contra Serra, 47% a 27%. Contra o presidente Lula, Marina teria 43% das intenções de voto contra 34% do petista. 



Últimas notícias