Investigação

Em áudio, piloto do avião de Teori não relatou falha

A Aeronáutica confirmou que seus técnicos conseguiram recuperar o áudio do gravador de voz da cabine do piloto

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 24/01/2017 às 9:55
Foto: Estadão Conteúdo
A Aeronáutica confirmou que seus técnicos conseguiram recuperar o áudio do gravador de voz da cabine do piloto - FOTO: Foto: Estadão Conteúdo
Leitura:

O Piloto que levava o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki para Paraty, relatou a chuva, mas não comentou sobre possíveis falhas no avião. É o que afirmou a Folha de S.Paulo, em matéria divulgada nesta terça-feira (24).

Nesta segunda (23), a Aeronáutica confirmou que seus técnicos conseguiram recuperar o áudio do gravador de voz da cabine do piloto, que registraram conversas de até 30 minutos antes do acidente que vitimou cinco pessoas. No entanto, devido a restrição da Justiça Federal, que decretou sigilo sobre as investigações, o conteúdo do áudio não foi divulgado.

Apesar de danos causados pelo contato do aparelho com a água – o avião caiu no mar–, o conteúdo do áudio pôde ser recuperado após processo de secagem do equipamento. Segundo a Aeronáutica, o aparelho chamado de CVR possui duas partes, sendo a primeira o gravador em si e a segunda chamada de base, que contém o circuito elétrico que faz a ligação com o armazenamento de dados. De acordo com a nota, a parte que precisava ser recuperada era a parte elétrica. 

Investigação

Dois inquéritos diferentes investigam a causa da queda do avião que matou Teori. Enquanto o  Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga as intensificações das causas da queda e não tem prazo para acabar. Já a investigação tocada pela Polícia Federal inclui averiguação de ações criminosas que possam ter ocasionado a queda do avião. 



Últimas notícias