LAVA JATO

MPF pede a prisão da mulher de Eduardo Cunha

Cláudia Cruz utilizou dinheiro de propina do marido para fazer compras em lojas de luxo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/04/2017 às 12:27
Foto: Reprodução
Cláudia Cruz utilizou dinheiro de propina do marido para fazer compras em lojas de luxo - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Procuradores da Operação Lava Jato pediram ao juiz Sérgio Moro a prisão da jornalista e mulher do ex-deputado Eduardo Cunha Cláudia Cruz. O Ministério Público Federal quer que Cláudia cumpra pena em regime fechado por lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro nacional. Os 12 procuradores ainda solicitam que ela devolva cerca de R$ 7 milhões aos cofres públicos.

O MPF listou as compras de Cláudia e de sua filha Daniele Ditz Cunha nas melhores lojas do mundo, com dinheiro de propina que o marido ganhou em negócios ilícitos em contratos com a Petrobras, dinheiro esse que era depositado na Suíça. A lista inclui compras em lojas como Chanel, Louis Vuitton, Hermès e Cristian Dior, em cidades como Paris, Dubai, Lisboa e Roma.

O pedido de condenação de Cláudia Cruz se baseia em cinco fatos, todos ligados à manutenção de dinheiro não declarado no exterior. A jornalista sempre alegou que jamais teve conhecimento das movimentações ilegais de Cunha na Suíça, mas o argumento não convenceu os procuradores.

Memoriais escritos

O pedido da prisão foi feito por 12 procuradores que assinam os “memoriais escritos” entregues ao juiz Moro. Caso seja condenada, um valor mínimo fi estipulado para a reparação do dano causado aos cofres públicos, no valor de 2,3 milhões de dólares ou 7 milhões de reais.

Últimas notícias