Impeachment

E se Temer sair da Presidência?

Saiba o que acontecerá caso Temer, de fato, deixe a Presidência do Brasil

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/05/2017 às 23:30
Foto: Agência Brasil
Saiba o que acontecerá caso Temer, de fato, deixe a Presidência do Brasil - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

Se Michel Temer deixar a presidência (por renúncia, impeachment ou cassação), a ordem de sucessão é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e, depois, a presidente do STF, Carmen Lúcia. Maia e Eunício, porém, são investigados na Lava Jato; motivo pelo qual Eduardo Cunha foi afastado da linha sucessória da presidência.

A Constituição diz que quem assumir o cargo ficará nele por 30 dias e convocará uma eleição indireta pelo Congresso Nacional.

Nesta quarta-feira (17), em texto publicado no site do jornal O Globo, o colunista Lauro Jardim informou que Joesley Batista, dono da JBS - a maior produtora de proteína animal do mundo -, teria gravado uma conversa com Michel Temer (PMDB) onde o presidente o autoriza a comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha. O senador Aécio Neves (PSDB) também teria sido gravado pedindo R$ 2 milhões ao empresário.

Como seria a eleição para presidente?

Havendo uma eleição indireta, um novo presidente e um novo vice seriam escolhidos pelos 513 deputados e 81 senadores. Para vencer, seria preciso ter 298 votos. O candidato precisaria ter no mínimo 35 anos e ser filiado a um partido político. Políticos que não estejam no Congresso também poderão concorrer.

JC-POL0518_PRI01_PRESIDENTE

Últimas notícias