Reforma Trabalhista

PMDB define posição majoritária a favor da reforma trabalhista

Como líder do PMDB, Renan Calheiros deve se abster de falar pelo partido quando sua opinião divergir da maioria

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 30/05/2017 às 21:08
Foto: ABr
Como líder do PMDB, Renan Calheiros deve se abster de falar pelo partido quando sua opinião divergir da maioria - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

Renan Calheiros (PMDB-AL) deixou a reunião do PMDB como líder. Ameaçado de destituição, o peemedebista anunciou que a bancada vai apoiar o presidente Michel Temer e a reforma trabalhista, que está em tramitação no Senado. Entretanto, ele fez questão de esclarecer que a posição não é unânime.

Além disso, como líder, Renan deve se abster de falar pela bancada toda vez que sua posição divergir da maioria. "A bancada do PMDB definiu posição majoritária a favor da reforma trabalhista. Mas maioria não foi unanimidade. A bancada vai se reunir sempre que houver questão conflituosa e, tendo divergência, algum senador pode fazer o encaminhamento representando a posição majoritária", alegou.

Na prática, Renan vai se abster de falar pela bancada ou encaminhar votações sempre que a posição da maioria do PMDB for contrária a sua posição pessoal. De acordo com outros peemedebistas, foi ele mesmo quem propôs essa saída como alternativa à deixar a liderança.

No primeiro teste como líder após a reunião, Renan evitou dizer com todas as letras que é contrário ao governo, mas fez ponderações. "Eu sou favorável às reformas, mas acho que na medida que foram enviadas para o Congresso, elas são exageradas", disse. "Mas o que importa é que a maioria decidiu por apoiar o projeto", completou.

Divergências

As disputas internas ainda não parecem totalmente resolvidas. Ao fim da reunião, Renan e o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), deram versões diferentes sobre o apoio da bancada ao presidente Michel Temer. Líder do governo, Jucá, que comandou o movimento contrário a Renan, quis destacar a decisão de apoio à reforma trabalhista e ao presidente. "A bancada tomou duas decisões hoje. Foi aprovado por ampla maioria o apoio do PMDB ao relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) na reforma trabalhista. E também foi aprovado por ampla maioria o apoio incondicional da bancada ao presidente Michel Temer", afirmou.

Renan, por outro lado, minimizou essa decisão. "Senadores expressaram apoio incondicional ao presidente Michel Temer, mas não foi unanimidade. E não houve decisão sobre isso, porque as opiniões não foram aferidas uma a uma, não foi uma votação", alegou. 

Últimas notícias