diretas

CCJ da Câmara adia discussão sobre PEC das Diretas

Deputados governistas obstruíram a análise da PEC, que prevê eleições diretas em caso de vacância da Presidência em até seis meses antes das eleições

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 28/06/2017 às 14:01
Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Deputados governistas obstruíram a análise da PEC, que prevê eleições diretas em caso de vacância da Presidência em até seis meses antes das eleições - FOTO: Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Leitura:

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados adiou a análise sobre a Proposta de Emenda à Constituição das Eleições Diretas (PEC 227/2016), que seria discutida na sessão nesta quarta-feira (28). Deputados governistas tentaram obstruir a discussão, evitando o prosseguimento da proposta.

A PEC prevê a convocação de eleições diretas em 90 dias no caso de vacância da Presidência da República em até seis meses antes das próximas eleições. Se a vacância ocorrer nos últimos seis meses do mandato, a PEC estabelece que a eleição será indireta, ou seja, feita pelo Congresso Nacional, em 30 dias. Atualmente, a lei estabelece que as eleições diretas só poderão ser convocadas caso os cargos de presidente e vice-presidente fiquem vagos em até dois anos antes das eleições. 

Os deputados aliados ao Palácio do Planalto afirmam que a oposição quer desestabilizar o governo através da aprovação da PEC. "No melhor dos mundos, com os ritos para aprovar a proposta na Câmara e Senado, nós teríamos uma eleição em maio de 2018, e outra em outubro, é isso que queremos?", questionou o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS).

O Espiridião Amin (PP-SC), relator da proposta, considera que o governo deveria desobstruir a matéria. "Quem não deixa andar esse projeto está fragilizando politicamente o governo, porque não há razão para não votar. Não é oportunismo, meu relatório já foi feito em novembro do ano passado, era conhecido, e já poderíamos ter votado, disse o relator. Ele concluiu na última terça-feira (20) a leitura de seu parecer, onde argumenta que a PEC não ofende nenhuma cláusula pétrea da Constituição Federal.

"Nós queremos votar essa proposta e levar adiante essa discussão que é necessária, precisamos ter essa opção de eleição direta caso caia o governo Temer", disse o deputado federal Luiz Couto (PT-PB).

Trâmite

Se a PEC for aprovada pela comissão, deverá também ser discutida por uma comissão especial criada unicamente para analisar a matéria. E por fim, seguirá para o plenário, onde para ser validada precisa de pelo menos 308 votos favoráveis, em dois turnos.

Últimas notícias