PERFIL

Maceió tem vereador roqueiro, diretor pornô e fã de Eduardo

Vocalista da banda Cheiro de Calcinha e diretor pornô, vereador mais votado de Maceió admira família Campos

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 07/07/2017 às 7:30
Foto: cortesia
Vocalista da banda Cheiro de Calcinha e diretor pornô, vereador mais votado de Maceió admira família Campos - FOTO: Foto: cortesia
Leitura:

"Tenho cabelo grande, venho da periferia, tenho banda de rock, já dirigi filmes pornô." Foi a inusitada trajetória de Anivaldo Luiz da Silva, o Lobão (PR), que o levou a ser o vereador mais votado de Maceió, capital de Alagoas, na eleição do ano passado. Até 2016, Lobão, que é fã declarado do ex-governador Eduardo Campos, vendia os CDs da sua banda Cheiro de Calcinha e os DVDs adultos na feira da Praça Guedes de Miranda, a 800 metros da Lagoa Mundaú. A campanha que custou menos de R$ 15 mil e os quase 25 mil votos o catapultaram para uma das 21 cadeiras do Poder Legislativo.

Lobão entrou no PSB em 2004 através de um amigo socialista (um ano antes de produzir seu primeiro filme pornográfico, uma paródia da franquia Pânico feita em Alagoas). Na época, ele diz que não pensava em ser candidato. Mas gostava dos debates semanais promovidos pela juventude da legenda. Foi aos poucos e meio por acidente que o roqueiro começou a virar liderança comunitária. Começou brigando por uma cobertura para livrar a feirinha da chuva. Depois, foi instado por moradores a lutar pelo calçamento de uma rua, por um semáforo num cruzamento onde havia acidentes, pela implantação de um banheiro público.

lobao

Durante o período do PSB, Lobão teve três oportunidades de conversar com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. A última delas, já durante a campanha presidencial. Diz que achava Eduardo brilhante, correto e que tinha tudo para estar no segundo turno. "Ele seria presidente. Ou naquela eleição ou na próxima", lamenta. Em 2014, ele também fez foto com João Campos, herdeiro de Eduardo. Na conversa com o JC, quis saber como iam as gestões do governador Paulo Câmara e do prefeito do Recife, Geraldo Julio.

683966f1-fe4f-4a58-88eb-26c2b4539d38

O ROCK E O PORNÔ

Lobão começou a dirigir filmes adultos para financiar a banda, cujo som ele descreve como uma mistura de rock e brega. Mesmo vereador, ele continua fazendo shows todo final de semana. Em julho, vai aproveitar o recesso parlamentar para fazer apresentações em São Paulo. A agenda também inclui uma passagem pela rádio Kiss Fm, especializada em rock. O show tem repertório certo: entre 13 e 14 músicas autorais e mais quatro ou cinco covers. "É dançante e animado. E nunca faltei nenhuma sessão na Câmara", conta. A música de trabalho atual se chama A Mulher do Delegado é Muito Boa.

Poderia ser o roteiro de um dos dez filmes que ele lançou e vendeu na garupa de uma bicicleta. "É um namoro filmado", descreve. O vereador atua em alguns, mas nunca fazendo cenas de sexo. Nove obras são voltadas para o público heterossexual e uma para o público gay masculino (uma paródia da trilogia O Senhor dos Aneis). "Não pude lançar um filme gay feminino e um grupal porque veio a campanha e fui eleito", conta. As películas não estavam filmadas.

Lobão diz não saber se dará continuidade ao trabalho. "Não tinha a pretensão de parar nenhum projeto meu. A turma sempre pede lançamentos. Pode ser que no futuro a gente volte. Mas com a Internet a turma já está bem servida nesse setor. Eles carecem mesmo é de políticos comprometidos com o povo. Acho que minha contribuição no entretenimento eu já dei", explica.

15016176_333905460314002_7466334787039477046_o

DO PRÓPRIO BOLSO

A primeira vez que Lobão concorreu a um mandato foi em 2010. O objetivo era mostrar que representava mais gente além de si próprio, para ser mais ouvido nas cobranças ao poder público. Teve 2,1 mil votos naquela campanha. "Com isso, a gente já passou a valer alguma coisa", diz. Em 2012, foi a 3 mil votos. Em 2014, saltou para 14 mil. Foi quando viu que tinha lastro para virar vereador. "Eu desconfiava que podia ser eleito. Agora, foi bom ter sido o primeiro colocado", conta.

A casa de R$ 8 mil no bairro popular do Bom Parto é o único bem que ele declarou à Justiça Eleitoral. Depois de eleito, Lobão colou na parede do quarto um dos panfletos distribuídos durante a campanha. "É para acordar todo dia e lembrar das minhas promessas." Elas incluem brigar pela requalificação do combalido Mercado da Produção e a implantação de um banheiro público no Centro de Maceió.

38c401bf42a871c531860d1cefc6a0d7

Desde que chegou à Câmara de Maceió, ele passou a intensificar o trabalho assistencial junto às comunidades. Comprou em seis parcelas as tendas na feirinha que agora são definitivas. A partir de agosto, vai implantar wifi no local. Depois, quer aos pouquinhos pagar as caçambas que vão elevar o nível das casas que alagam na Vila Brejal, na periferia da cidade. "Assim como eu ousei em fazer o pornô, vou ousar nessas ações para ver se a coisa vai para a frente", promete.

Últimas notícias