Em alta

Expectativa de poder ajudar a turbinar Partido Democratas

Antigo PFL, DEM passou por dificuldades e agora dá sinais de que irá se fortalecer

Franco Benites
Cadastrado por
Franco Benites
Publicado em 23/07/2017 às 8:27
Alex Ferreira/Câmara Federal
Antigo PFL, DEM passou por dificuldades e agora dá sinais de que irá se fortalecer - FOTO: Alex Ferreira/Câmara Federal
Leitura:

Era setembro de 2010 e o presidente Lula (PT), ao participar de um comício da então candidata à presidência da República Dilma Rousseff (PT) declarou que era preciso “extirpar o DEM (Partido Democratas)” da política brasileira. Sete anos depois, Lula foi condenado em primeira instância a nove anos e seis meses de prisão, Dilma se elegeu, mas saiu do poder após sofrer impeachment, e o DEM dá sinais de que pode se fortalecer enquanto partido político - objetivo que persegue desde que abandonou a denominação PFL (Partido da Frente Liberal) em março de 2007.

Um dos fatores que contribuem para o fortalecimento do DEM é a expectativa do poder que ronda o partido desde que Rodrigo Maia (DEM-RJ) assumiu a presidência da Câmara Federal. Com a corda no pescoço do presidente Michel Temer (PMDB) cada vez mais apertada e a possibilidade do democrata assumir o comando do País, ainda que por apenas um mês, a sigla passou a ser vista como uma opção interessante de filiação inclusive por gente que já fez parte dela nos tempos de PFL.

“A possibilidade de Rodrigo Maia tornar-se presidente abriu essa janela. Os políticos brasileiros têm um instinto de sobrevivência apuradíssimo e estão vendo a possibilidade de se realinharem no antigo PFL. Para muitos, que por sobrevivência foram para outros partidos, o momento é propício para que voltem ao seu partido de nascimento”, atesta o cientista político Gilbergue Santos, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Racha no PSB dá oportunidade para DEM reunir dissidentes, diz ministro

Para 'acalmar' DEM, Temer se compromete com viabilização de reformas

Temer participa de jantar na casa do presidente da Câmara Rodrigo Maia

Esse momento favorável é a saída do PT do poder. Enquanto Lula e Dilma comandaram o País, o PFL/DEM não conseguiu se firmar como partido de oposição. Muitos de seus filiados, alguns históricos, deixaram a sigla para ingressar no PSB, tradicionalmente ligado à esquerda, ou no PSD, de perfil mais centrista. Poucos queriam fazer parte de um partido que vinha minguando.

O pernambucano Mendonça Filho foi um dos que permaneceram no DEM e por pouco ele não viu o capital eleitoral ruir. Na eleição para prefeito do Recife em 2012, ficou em quarto lugar com 2,25% dos voto e foi um dos últimos na lista dos deputados federais eleitos em 2014. No Congresso, foi um dos articuladores do impeachment e tornou-se ministro da Educação da gestão Temer.

“Amargamos um período difícil e muito duro. Chegou a ser sentenciada a morte do DEM, mas felizmente o presságio do presidente Lula não aconteceu. A gente chegou a ter 21 deputados depois de termos uma bancada de mais de 100 parlamentares”, declara Mendonça.

Para ele, as dificuldades ficaram no passado. “Hoje a gente tem 31 deputados e a perspectiva de abrigar pelos menos dez do PSB. Podemos a chegar a 50 parlamentares no total”, comenta, reforçando que valeu a pena seguir no DEM. “Quem tem coerência e posicionamento em política colhe frutos”, afirma.

O ministro afirma que o DEM, dentro da estratégia de recuperação nacional e local, seguirá nas críticas do que classifica como lulo-petismo. “Estamos em um bom caminho com uma visão renovada, centrista e liberal-democrática, que é muito contemporânea com a realidade da população”, diz.

VISIBILIDADE NO ESTADO

A visibilidade do ministério da Educação pode pavimentar o caminho para uma disputa majoritária em 2018, mas Mendonça Filho diz que não é hora para tratar de eleições. O democrata, que fez parte da gestão Paulo Câmara (PSB) até 2016, é tratado como rival na gestão estadual porque, para governistas, ele usa o cargo para ganhar pontos eleitoralmente - a mesma avaliação é feita em relação ao ministro Bruno Araújo (PSDB), que comanda a pasta das Cidades.

Mendonça evita entrar em polêmica e diz que tem apenas trabalhado normalmente. Nos bastidores, no entanto, é dada como certa a entrada dele na disputa. O que não se sabe é se ele disputará o Senado ou o governo estadual e o futuro depende das negociações com o PSDB e também com o PTB do senador Armando Monteiro.

Na avaliação do cientista político Adriano Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o atual momento do DEM ajuda o ministro a se tornar um candidato competitivo. Porém, ele ressalta que, se de um lado, a reeleição a deputado está garantida, do outro, Mendonça terá desafios como majoritário.

“Não podemos descartar a força da gestão Paulo e do PSB ou do lulismo, em particular no interior”, diz Adriano. Ele lembra que pesquisas feitas no Estado indicam Lula (PT) como um grande cabo eleitoral.

Para Adriano Oliveira, a situação do DEM na Bahia é melhor do que a do partido em Pernambuco. “ACM Neto (prefeito de Salvador) é bem avaliado e é mais provável que o DEM obtenha mais cadeiras na Assembleia e na Câmara lá do que aqui. Mendonça faz um excelente trabalho, tem a estrutura federal, mas não tem estrutura de poder no Estado”, avalia.

Fora Mendonça, o quadro de destaque do DEM no Estado é a deputada estadual Priscila Krause, candidata derrotada à prefeitura do Recife em 2016. Ela fala que uma série de “felizes coincidências” ajudam a sigla ressurgir. “Houve um movimento de encontro do partido com a sociedade ainda que não seja de uma forma explícita e declarada. Se você fizer algumas perguntas à população, as respostas irão coincidir com que o DEM prega em sua existência”, defende a democrata.

Últimas notícias