DEPOIMENTO

'Se não quer assumir, não jogue em cima dos outros', diz Lula em referência a Palocci

Ex-presidente disse que na primeira vez que foi á Justiça Federal em Curitiba não notou imparcialidade do magistrado

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 13/09/2017 às 17:40
Foto: Reprodução
Ex-presidente disse que na primeira vez que foi á Justiça Federal em Curitiba não notou imparcialidade do magistrado - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

Ao depor pela segunda vez ao juiz Sérgio Moro, nesta quarta-feira (13), o ex-presidente Luiz Inácio questionou o magistrado sobre a imparcialidade nos julgamentos e criticou a postura do ex-ministro Antonio Palocci, que o acusou de receber R$ 300 milhões. Ao se referir aos netos, Lula disse que na primeira vez que foi ouvido por Moro não notou imparcialidade, e cobrou esse atributo ao juiz. Sobre Palocci, o petista reconheceu que ele queira viver livre, mas pediu "se você não quer assumir a tua responsabilidade pelos fatos ilícitos que você fez, não jogue em cima dos outros".

"Eu vou terminar fazendo uma pergunta ao senhor doutor. Eu vou chegar em casa amanhã, eu vou almoçar com 8 netos e uma bisneta de 6 meses. Eu posso olhar na cara dos meus filhos e dizer que eu vim a Curitiba prestar depoimento a um juiz imparcial?", questionou o petista.

Moro retrucou: "Não cabe ao senhor fazer esse tipo de pergunta para mim, mas, de todo modo, sim. Eu não vou discutir a outra ação com o senhor, se nos fossemos discutir, a minha convicção é foi de que o senhor é culpado. Eu não vou discutir aqui, o senhor está discutindo lá no tribunal. Se nós fossemos discutir aqui não seria bom para o senhor", declarou.

Palocci

Questionado pelo MPF a quem se referia os pagamentos feitos pela Odebrecht, confirmado pelo ex-ministro Antonio Palocci, por meio do ex-assessor Branislav Kontic, Lula disse não saber a quem os pagamentos foram dirigidos.

O petista falou também sobre o sentimento em relação a Palocci, que o acusou de receber propina no valor de R$ 300 milhões. "Eu tenho lidado com muita paciência. Eu vi o depoimento do Palocci, não disse nada. Muita gente achou que eu chegaria aqui com raiva do Palocci. Eu achei que o Palocci está preso há mais de um ano e tem o direito de querer ser livre, ficar com um pouco do dinheiro que ele ganhou fazendo palestra... tudo isso eu acho. O que não pode é, se você não quer assumir a tua responsabilidade pelos fatos ilícitos que você fez, não jogue em cima dos outros", afirmou Lula.

O ex-presidente ainda confirmou ter ficado com 'pena' de Palocci durante o depoimento. " Ele poderia ter falado 'eu fiz isso de errado'... ele, espertamente, dizia 'não é que eu sou santo... e pau no Lula'", contestou.

Lula foi ouvido por Moro pela segunda vez. O processo, desta vez, diz respeito a repasses feitos pela Odebrecht para compra de um apartamento em São Paulo e de um terreno para construção do Instituto Lula.

Últimas notícias