eleições 2018

PSB definirá estratégia nacional só em julho

Partido fará um congresso extraordinário para decidir sobre aliança, candidatura própria ou independência

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 23/02/2018 às 7:04
Foto: Divulgação
Partido fará um congresso extraordinário para decidir sobre aliança, candidatura própria ou independência - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A definição sobre o rumo do PSB na eleição deste ano deve ficar para julho, quando o partido realizará um congresso extraordinário. Nos primeiros dias de março, a sigla se reúne para definir a nova mesa diretora. Nem tão nova assim. Carlos Siqueira deverá ser reconduzido à presidência, assim como os restantes dos membros. Há a expectativa, então, que o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, permaneçam na vice-presidência e secretaria-geral, respectivamente.

Nessa quinta-feira (22), a cúpula do partido se reuniu em São Paulo, em um almoço com o vice-governador Márcio França, que assumirá o governo em abril, após a descompatibilização de Geraldo Alckmin (PSDB). O tema “aliança” não foi tratado abertamente, mas em pequenas rodas de parlamentares. A bancada socialista compareceu em peso. Apenas um não foi. Também estavam presentes estavam no almoço Carlos Siqueira, o presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, o membro da Executiva Nacional, Beto Albuquerque, além da líder do Senado, Lídice da Mata.

O clima, segundo Siqueira, foi de confraternização. “Não tratamos de sucessão nacional em nenhum momento, nem com Márcio nem com os deputados. Foi uma confraternização, uma demonstração de apreço pelo Márcio e de apoio à sua candidatura. Para esse assunto (alianças) terá um congresso extraordinário, que será em julho. Esse congresso de março não tem essa finalidade”, afirmou o presidente do PSB.

À noite, Carlos Siqueira divulgou uma nota desmentindo que o PSB tenha cobrado apoio do PSDB nas coligações estaduais. “A conjuntura nacional não fora debatida”, diz a nota.

INDEPENDÊNCIA

Uma das alternativas que vem sendo mais discutida é a posição de independência do partido, o que já ocorreu em 2006. A legenda não participou de uma coligação nacional e os Estados ficaram livres para fazer a aliança mais conveniente. Isso ajudaria a estratégia do PSB, que é eleger governadores e uma bancada forte. Apenas aos governos estaduais, serão dez candidatos. “É uma das possibilidades, mas também nada disso será definido agora. No momento certo, nós vamos definir. É apenas uma hipótese, mas não tem nada definido a esse respeito”, acrescentou Carlos Siqueira.

CENÁRIO

Márcio França aproveitou o almoço para apresentar aos parlamentares um balanço do cenário político de São Paulo. É unanimidade dentro do PSB que a candidatura dele sairá independente do apoio do PSDB por lá. O vice-governador mostrou pesquisas em que aparece com 7% das intenções de voto. A estratégia é que, ao assumir o governo e tornar-se mais conhecido.

“Não cabe insinuação para cenários. Foi um ato partidário de apoio à candidatura, um gesto importante. A candidatura de Márcio é estratégica para o partido”, afirmou o deputado federal Danilo Cabral. “Foi um encontro de cortesia e de reafirmar a importância para o PSB não só da posse dele, mas também da perspectiva da disputa com chance real de vitória”, disse o deputado João Fernando Coutinho.

O vice-governador paulista também falou sobre as suas bases. Ele explicou aos deputados que conta com o apoio de cerca de 400 prefeitos no Estado. Recentemente, França anunciou que já tem o PR, SD e PSC na sua coligação, garantindo mais tempo de TV no guia.

Últimas notícias