POOLÊMICA

Irã condena plano de Bolsonaro de transferir embaixada para Jerusalém

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse que tal medida "não vai ajudar a paz, a estabilidade e a segurança"

Kevin Fonseca
Cadastrado por
Kevin Fonseca
Publicado em 31/12/2018 às 11:38 | Atualizado em 06/03/2020 às 22:00
Foto: AFP
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse que tal medida "não vai ajudar a paz, a estabilidade e a segurança" - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O Irã condenou o plano do presidente eleito Jair Bolsonaro de transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Bahram Ghasemi, disse nesta segunda-feira (31) que tal medida "não vai ajudar a paz, a estabilidade, a segurança e a recuperação dos direitos do povo palestino". Ele acrescentou, porém, que "as relações com o Brasil eventualmente continuarão".

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que está visitando o Brasil, disse nesse domingo (30) que era uma questão de tempo para que o Brasil transfira sua embaixada para Jerusalém.

Bolsonaro indicou no mês passado que pretendia transferir a embaixada, o que gerou ameaças de boicote a produtos brasileiros por parte de estados árabes. A Liga Árabe declarou, na ocasião, que se o plano for mantido, a região tomará as "medidas políticas, diplomáticas e econômicas necessárias" diante de um ato considerado como "ilegal".

Reconhecimento

A transferência da embaixada é um gesto de reconhecimento da cidade sagrada como capital do Estado de Israel, questão que divide árabes e israelenses no conflito no Oriente Médio, além da própria comunidade internacional. Os palestinos reivindicam a porção oriental da cidade como capital de seu futuro Estado, mas os israelenses a consideram indivisível. Pelo plano de partilha da Palestina, de 1947, a cidade deveria ter status internacional, mas Israel tomou a parte ocidental na guerra de 1948. Anexada pela Jordânia, a porção do Oriente de Jerusalém foi ocupada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Atualmente, a maior parte dos países mantêm embaixadas em Tel Aviv. Os EUA fizeram a mudança de sua embaixada para Jerusalém em maio deste ano, gerando protestos. A Austrália anunciou neste mês que o país irá reconhecer formalmente Jerusalém como a capital de Israel, mas indicou que a mudança de endereço da embaixada só ocorrerá quando for alcançado um acordo de paz na região.

Últimas notícias