Demissão

Bolsonaro diz que vai demitir presidente dos Correios por agir como 'sindicalista'

O presidente teria convidado o general Santos Cruz, mas não confirmou um novo nome para ocupar a vaga

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 14/06/2019 às 12:02
Foto: Divulgação/Palácio do Planalto
O presidente teria convidado o general Santos Cruz, mas não confirmou um novo nome para ocupar a vaga - FOTO: Foto: Divulgação/Palácio do Planalto
Leitura:

Em encontro com jornalistas na manhã desta sexta-feira (14), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou não ter gostado da postura de 'sindicalista' do presidente dos Correios, general Juarez Aparecido de Paula Cunha, e ameaçou demiti-lo do cargo. Os Correios foram uma das categorias que aderiram à paralisação nesta sexta-feira (14) pelo Brasil.

Segundo informações do repórter Romoaldo de Souza do Jornal do Commercio, que participou do encontro, o presidente justificou que Cunha teria ido ao Congresso Nacional e agiu como sindicalista. O presidente da República também criticou o fato de Juarez Aparecido ter tirado fotos com parlamentares de oposição e sindicalistas durante a audiência.

Bolsonaro ainda teria ainda convidado o general Santos Cruz, demitido na última quinta-feira (13), mas não confirmou o nome que tomará posse da vaga. 

Em abril, Bolsonaro já havia autorizado estudos para a desestatização da companhia e voltou a dizer que o tema ganhou força no governo na semana passada, em uma publicação no Twitter.

Com 356 anos de existência, a empresa é subordinada hoje ao Ministério das Comunicações, Ciência, Tecnologia e Inovação. Após prejuízos registrados entre 2013 e 2016, a estatal registrou lucro de R$ 161 milhões em 2018 e de R$ 667,3 milhões em 2017.

Atos em Pernambuco

Nesta sexta-feira (14), nove centrais sindicais fazem paralisação contra a proposta de reforma da Previdência. No Recife, além da diferença na circulação dos ônibus por exemplo, está marcado um ato com concentração às 14h, na Rua do Sol, área central. Ainda nesta manhã, representantes dos professores, metroviários, funcionários dos Correios, enfermeiros, bancários, servidores públicos, entre outros, informaram que permanecem a adesão aos atos.

Confira as categorias que aderiram a greve:

Universidades - Ainda na noite nessa quinta-feira (13), a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) soltou uma nota em que informou aderir à paralisação. Assim, os trabalhos voltariam ao normal apenas na próxima segunda-feira (17). Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) afirmaram que não irão registrar faltas dos alunos.

Professores;

Metroviários – anunciaram paralisação por 24h a partir desta sexta (14). Segundo a CBTU Recife, as Linhas Centro e Sul do Metrô funcionarão das 5h às 9h e das 16h às 20h, horários de pico do sistema. A Linha Diesel (VLT) não terá operação

Rodoviários -a oposição do Sindicato dos Rodoviários do Recife e Região Metropolitana (Sttrepe) prometeu fazer uma paralisação. Apesar de apoiar, o sindicato negou que haja até o momento dessa publicação o indicativo de greve;

Funcionários dos Correios – paralisação por 24h a partir da 0h desta sexta (14);

Enfermeiros;

Bancários;

Metalúrgicos;

Químicos;

Portuários;

Trabalhadores rurais;

Eletricitários;

Urbanitários;

Servidores públicos municipais, estaduais e federais;

Últimas notícias