CÂMARA

Toffoli garante a sindicalistas acompanhar votação da reforma da Previdência

O presidente do STF concedeu três habeas corpus para garantir que pessoas ligadas ao Sindicato dos Servidores do Ministério Público Federal possam acompanhar a votação

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 10/07/2019 às 17:32
Foto: Carlos Moura/SCO/STF
O presidente do STF concedeu três habeas corpus para garantir que pessoas ligadas ao Sindicato dos Servidores do Ministério Público Federal possam acompanhar a votação - FOTO: Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Leitura:

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, concedeu nesta quarta-feira (10), três habeas corpus para garantir que pessoas ligadas ao Sindicato dos Servidores do Ministério Público Federal possam acompanhar a votação da reforma da Previdência nas galerias da Câmara dos Deputados. 

>>Acompanhe ao vivo a votação

Os habeas corpus foram protocolados nessa terça-feira (9) na Corte. Os impetrantes alegaram que foram proibidos de entrar na Câmara devido ao esquema de segurança montado no local.

Decisão de Toffoli

Na decisão, Toffoli disse que o poder de polícia pode ser usado pelo Congresso Nacional, no entanto, não pode ocorrer o impedimento do público de acompanhar as votações em locais públicos.

"Esse poder de polícia não envolve, porém, o de impedir o ingresso de cidadãos que pretendam circular nos recintos abertos ao público, seja para tentar acesso aos congressistas, seja para assistir às sessões públicas, observadas, é claro, as normas internas de polícia", decidiu o ministro.

Últimas notícias