ELOGIO

Bolsonaro chama coronel Ustra de 'herói nacional'

Para o presidente, Ustra é ''um herói que evitou que o Brasil caísse naquilo que a esquerda hoje em dia quer''

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/08/2019 às 20:46
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Para o presidente, Ustra é ''um herói que evitou que o Brasil caísse naquilo que a esquerda hoje em dia quer'' - FOTO: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Leitura:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (8), que o coronel Brilhante Ustra, que chefiou o DOI-CODI durante a ditadura militar, é um "herói nacional". 

A declaração foi feita enquanto Bolsonaro falava à jornalistas sobre o encontro que teria com a viúva do militar, Maria Joseíta Silva Brilhante Ustra. "Tive alguns contatos com o marido dela enquanto estava vivo. Um herói nacional que evitou que o Brasil caísse naquilo que a esquerda hoje em dia quer", disse o presidente.

Ustra, que morreu aos 83 anos, em 2015, comandou o Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo, entre setembro de 1970 e janeiro de 1974.

De acordo com a Comissão Nacional da Verdade (CNV), o DOI-CODI de São Paulo foi um dos maiores centros de repressão da ditadura, palco de mais de 40 assassinatos e de pelo menos 500 casos de tortura. Em depoimento à CNV, Ustra negou que tenha cometido assassinato, tortura e sequestro.

Outra declaração

Ao votar pelo impeachment de Dilma, Bolsonaro exaltou Ustra em seu discurso. "Perderam em 64, perderam agora em 2016. Pela família, pela inocência das crianças em sala de aula, que o PT nunca teve, contra o comunismo, pela nossa liberdade, contra o Foro de São Paulo, pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff, pelo Exército de Caxias, pelas Forças Armadas, pelo Brasil acima de tudo e por Deus acima de tudo, o meu voto é sim", disse.

Últimas notícias