APELO PÚBLICO

Promotores linha dura criam #EuApoioDeltan

Entidade divulgou nota fazendo apelo público ao Conselho Nacional do Ministério Público

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 08/08/2019 às 12:51
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Entidade divulgou nota fazendo apelo público ao Conselho Nacional do Ministério Público - FOTO: Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Leitura:

Os promotores e procuradores da linha dura criaram #EuApoioDeltan e alegam que tolerar eventual afastamento do coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal na Operação Lava Jato "equivale a ser conivente com corruptos, com a cleptocracia, com a vitória do mal". Em nota divulgada nesta quinta, 8, a entidade faz um apelo público ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Por meio da entidade que os reúne, o Ministério Público Pró-Sociedade, os apoiadores de Deltan Dallagnol afirmam que "seria ato ilegal e inconstitucional tal afastamento, com base em dados telemáticos ilicitamente obtidos, inclusive, sem qualquer tipo de perícia que comprove a veracidade ou não das informações ali contidas: até porque inviável constitucional e tecnicamente".

Desde o início de junho, diálogos via Telegram atribuídos a Deltan e ao ex-juiz Sérgio Moro estão sendo divulgados indicando suposto conluio na Lava Jato. O procurador e Moro não admitem a autenticidade das mensagens hackeadas de seus celulares.

Deltan tem sido questionado frequentemente perante o Conselho Nacional do Ministério Público. Na próxima terça, 13, o colegiado deverá colocar em pauta processos administrativos que podem culminar no seu afastamento da Lava Jato.

Na avaliação do MP Pró-Sociedade, Deltan e Moro são alvo de "uma violência maior da que ocorreu na Itália após as Mãos Limpas" - ação sem precedentes de magistrados e procuradores contra malfeitos no poder público que acabou sendo fulminada por forças políticas.

"O 'establishment' opera para destruir a luta contra a corrupção e garantir que nunca mais seja viável", alerta MP Pró-Sociedade

Leia a íntegra da nota pública do MP pró-sociedade

"O MP Pró-Sociedade reitera as notas e posturas anteriores sobre a LavaJato e Sérgio Moro neste momento em que, com mais violência do que ocorreu na Itália após as Mãos Limpas - o ‘establishment’ opera para destruir a luta contra a corrupção e garantir que nunca mais seja viável.

Os fogos se concentram agora sobre o grande procurador da República Deltan Dallagnol.

Tolerar o afastamento de Deltan Dallagnol, membro do Ministério Público que simboliza o combate à corrupção, equivale a ser conivente com corruptos, com a cleptocracia, com a vitória do mal.

Vale lembrar que seria ato ilegal e inconstitucional tal afastamento, com base em dados telemáticos ilicitamente obtidos, inclusive, sem qualquer tipo de perícia que comprove a veracidade ou não das informações ali contidas: até porque inviável constitucional e tecnicamente.

O MP Pró-Sociedade roga ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que preserve a autonomia e a atividade-fim do MP e pede à CONAMP que faça uma defesa pública, clara e incisiva da Lava-Jato e desse destacado, incansável e nobre membro do Ministério Público.

A única coisa necessária para que o mal prevaleça é que homens bons não façam nada.(Burke)

#EuApoioDeltan Associação MP Pró-Sociedade"

Últimas notícias