OPERAÇÃO GUINHOL

Defesa de Bivar liga operação contra parlamentar a 'momento de turbulência política'

O deputado federal e presidente do PSL, Luciano Bivar, é alvo de operação da PF

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/10/2019 às 9:40
 Bobby Fabisak/JC Imagem
O deputado federal e presidente do PSL, Luciano Bivar, é alvo de operação da PF - FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

A defesa do presidente nacional do PSL, deputado federal Luciano Bivar, ligou a operação do qual o parlamentar foi alvo nesta terça-feira (15) ao "momento de turbulência política". A manifestação ocorre em um momento em que há uma briga pelo comando do partido entre Bivar e o presidente Jair Bolsonaro.

Em entrevista à Rádio Jornal nesta terça (15), Ademar Rigueira disse querer "crer que não tenha nenhuma motivação política" por trás da operação contra Bivar. O advogado afirmou ainda que a ação "surpreendeu demais" e a classificou como "pescaria maluca".

"Temos dito que é a prática da Polícia Federal de quando não consegue, efetivamente, provar nada com uma investigação normal, ela faz uma pescaria, ela joga a rede através de uma busca e apreensão para ver se coleta alguns dados. É um absurdo completo. É uma inversão", disse.

"Eu não quero entender essa decisão como uma motivação política da Polícia Federal. Não quero acreditar nessa possibilidade porque a coincidência, realmente, é palpitante", afirmou.

Questionado sobre as iniciativas da defesa, o advogado de Bivar afirmou que primeiro vai ter acesso à decisão do TRE para ver a "real motivação e tomar as providências cabíveis" e acrescentou que não seria surpresa que essa investigação se arraste até a eleições de 2020.

"Nós vamos continuar fazendo o que nós estamos fazendo desde o início, colaborando com as investigações para que isso se encerre. Eu não vou me surpreender se essa investigação se arrastar até as eleições municipais para isso continue repercutindo politicamente", disse Rigueira.

Busca e apreensão

O presidente nacional do PSL, deputado federal Luciano Bivar, é alvo de mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (15) por meio da Operação Guinhol. A ação acontece em endereços de Pernambuco ligados ao parlamentar e faz parte das investigações sobre o esquema das candidaturas de laranjas pela legenda.

Nove mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) por conta das investigações. Segundo a PF, a 'Guinhol' acontece para apurar crimes eleitorais e associação criminosa.  Ainda de acordo com a corporação, líderes da legenda teriam ocultado, disfarçado e omitido "movimentações de recursos financeiros oriundos do fundo partidário, especialmente os destinados às candidaturas de mulheres, após verificação preliminar de informações que foram fartamente difundidas pelos órgãos de imprensa nacional."

Últimas notícias