INTENÇÕES DE VOTO

Bolsonaro lidera pesquisa FSB/Veja com 28%, seguido por Haddad com 16% e Moro com 15%

Bolsonaro também vence no segundo turno em cenários testados pelo levantamento

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/12/2019 às 11:10
Fotos: Alan Santos/Carolina Antunes/PR e Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Bolsonaro também vence no segundo turno em cenários testados pelo levantamento - FOTO: Fotos: Alan Santos/Carolina Antunes/PR e Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Leitura:

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lidera, com 28%, a pesquisa de intenções de votos para presidência da república realizada pelo Instituto FSB e encomendada pela revista Veja. O mandatário é seguido pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), que aparece com 16%, e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro (sem partido), que tem 15% das intenções. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

O levantamento ouviu, por telefone, 2.000 eleitores com idade a partir de 16 anos, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2019. Em todos os cenários testados pela FSB/Veja foram apresentados aos eleitores os nomes de possíveis candidatos à cadeira de presidente nas eleições de 2022. A taxa de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, há 95% de chances de o resultado do levantamento se concretizar nas eleições.

Neste cenário, o apresentador Luciano Huck (sem partido), vem em quarto lugar com 13%, seguido pelo ex-governador do Ceará (PDT), que tem 11%. O empresário João Amoêdo (Novo) tem 4% das intenções de voto. Já o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2%. O ex-presidente Lula, que está inelegível, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado em segunda instância nos casos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia, não aparece neste cenário.

Entre os eleitores ouvidos pelo FSB, 10% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados no levantamento neste cenário. 1% disse que votaria nulo e 1% afirmou que não sabe ou não respondeu em quem votaria.

SEGUNDO TURNO

Bolsonaro x Haddad

Num cenário de segundo turno em que são apresentados os nomes do presidente Jair Bolsonaro e do ex-prefeito Fernando Haddad, 47% dos entrevistados afirmaram que escolheriam o atual chefe do Governo Federal contre 32% que votariam no petista. 15% dos entrevistados afirmaram que não escolheriam nenhum candidato. Já 1% votaria em branco, enquanto outros 4% votariam nulo.

Bolsonaro x Moro

Quando o cenário testado substitui o nome de Haddad pelo de Moro, Bolsonaro e o ex-juiz aparecem empatados, com 36% cada. 18% dos eleitores ouvidos afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados pelo FSB neste cenário. 7% disseram que votariam nulo, 2% votariam em branco e 1% não sabe ou não respondeu em quem votaria.

Bolsonaro x Huck

Em uma disputa direta entre Bolsonaro e o apresentador Luciano Huck, 44% dos eleitores disseram que votariam no presidente, já 36% afirmaram que escolheriam o comunicador. 13% dos entrevistados não escolheriam nenhum candidato. Enquanto 5% votariam em branco ou nulo, 1% não soube ou não respondeu quem receberia seu voto.

Bolsonaro x Doria

Num eventual segundo turno entre o presidente Bolsonaro e o governador João Doria, o chefe do Poder Executivo Federal lidera a disputa com 45% das intenções de votos contra 26% do tucano. Ao FSB, 19% dos entrevistados afirmaram que não escolheriam nenhum candidato. Já 1% votaria em branco, enquanto outros 6% votariam nulo. 2% não sabem ou não responderam em quem votariam.

O Instuto FSB não testou cenários de segundo turno com o ex-governador Ciro Gomes nem com o empresário João Amoêdo.

Últimas notícias