FALA POLÊMICA

'Índio está evoluindo, cada vez mais é ser humano igual a nós', diz Bolsonaro

A declaração foi dada durante a transmissão semanal de vídeos do presidente nas redes sociais

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 24/01/2020 às 9:20
Foto: Alan Santos/PR
A declaração foi dada durante a transmissão semanal de vídeos do presidente nas redes sociais - FOTO: Foto: Alan Santos/PR
Leitura:

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, na noite dessa quinta-feira (23), que o "índio está evoluindo" e "cada vez mais é um ser humano igual a nós". A declaração foi dada ao anunciar o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), como coordenador do Conselho da Amazônia, durante a transmissão semanal de vídeos do presidente nas redes sociais.

"Mourão vai ser o nosso grande coordenador, à frente desse Conselho da Amazônia. Logicamente vai ter a sua participação no tocante da questão sobre as terras indígenas", disse Bolsonaro. Em seguida, o presidente falou ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que serviu como militar em Manaus, no Amazonas, de 2002 a 2007, que o governo precisa "fazer com que o índio se integre à sociedade".

"Então você conhece, teve contato com os índios. Já passaram praticamente 13, 14 anos. Com toda a certeza, o índio mudou, está evoluindo, cada vez mais o índio é um ser humano igual a nós. Então, [precisamos] fazer com que o índio se integre à sociedade, e que seja verdadeiro de sua terra. É isso que queremos aqui", completou aos 11 minutos e 45 segundos da transmissão.

Veja o vídeo:

O presidente já manifestou o interesse em explorar terras indígenas para o agronegócio e a mineração, e sua equipe estuda inclusive um decreto para permitir as atividades. No entanto, a atividade esbarra na Constituição Federal, que trata o assunto com rigidez.

Últimas notícias