Eleições 2020

Pré-candidato a prefeito no Cabo, Elias Gomes filia-se ao MDB

Ato de entrada do ex-tucano às hostes emedebistas foi prestigiada por diversas lideranças políticas da cidade

Luisa Farias e Renata Monteiro
Cadastrado por
Luisa Farias e Renata Monteiro
Publicado em 06/02/2020 às 21:21
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Ato de entrada do ex-tucano às hostes emedebistas foi prestigiada por diversas lideranças políticas da cidade - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 23h27

Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes filiou-se, na noite dessa quinta-feira (6), ao MDB. Elias era filiado ao PSDB até o mês de janeiro, mas deixou a sigla sem deixar claros os motivos do rompimento. Agora, o ex-tucano quer disputar mais uma vez a Prefeitura do Cabo, desbancando o atual administrador da cidade, Lula Cabral (PSB).

A festa de retorno de Elias ao MDB foi realizada no bairro de Ponte dos Carvalhos, no Cabo, e contou com a presença do deputado federal e presidente estadual do MDB, Raul Henry, o seu filho, ex-deputado Betinho Gomes, da vice-presidente do PCdoB cabense, Micheline Silva e o vereador Ricardo Carneiro da Silva - o Ricardinho (SD). Elias também reuniu na sua filiação outros pré-candidatos a prefeito do Cabo, como os vereadores José de Arimateia (PSDB, que deve se filiar ao Solidariedade). Segundo a assessoria de Elias, cerca de dois mil militantes estiveram no evento. 

Em um discurso emocionado, Elias Gomes agradeceu a acolhida no MDB, falou sobre candidatura e defendeu a unidade da oposição do Cabo de Santo Agostinho. "Dizem que 'há muitos candidatos na oposição'. Isto não nos preocupa. É bom que se coloquem vários nomes. Mas todos nós temos a consciência de que para vencer o gigante da maldade, o prefeito mais corrupto e que mais desdenha do sofrimento do povo do Cabo, é preciso fazer o debate, discutir as diferenças, mas construir a unidade nas ruas, pelo povo do nosso município. Não quero ser candidato de mim mesmo", declarou o agora emedebista.

>> Elias Gomes acredita que Lula Cabral pode ser derrotado de ''forma esmagadora'' no Cabo

>> Após anunciar saída do PSDB, Elias Gomes divulga sua filiação ao MDB

"É uma honra para mim receber (no MDB) esse companheiro que em 44 anos de trajetória sempre honrou a confiança do povo do Cabo e de Pernambuco, o companheiro Elias Gomes. Eu quero dizer que você é muito bem-vindo à sua casa. Tenho visto pesquisas de Pernambuco e de fora de Pernambuco e o que o povo quer dos seus políticos são duas características: honestidade e competência. Parece a discrição da biografia de Elias Gomes. Um homem que nunca misturou o seu dinheiro com o dinheiro público, nunca se lambuzou em escândalo de corrupção, que é a cara da decência e da honestidade", declarou Raul Henry.

ALIADOS

Engajados em retirar Lula Cabral do poder, aliados de Elias Gomes fizeram críticas contundentes ao socialista, que chegou a ser preso sob a suspeita de desviar cerca de R$ 90 milhões do fundo previdenciário municipal, o CaboPrev. "Desde 2005 se instalou nessa cidade um grupo político que só fez enriquecer e dilapidar o patrimônio público, não só o chefe de uma gangue, um verdadeiro gângster. Se instalou ele e o seu grupo político aqui no Cabo, fazendo seus parasitas proliferarem, mas principalmente seus colaboradores e seus comparsas. Mas os dias desse grupo político estão se encerrando no Cabo. Elias está de volta. Elias vai chutar todos eles da nossa cidade", disparou José Arnaldo, presidente do MDB do Cabo de Santo Agostinho.

Micheline Silva, por sua vez, lembrou que seu partido, o PCdoB, do qual é vice-presidente municipal, possui candidatura própria para a eleição desse ano no Cabo, a de Tadeu Anjos, mas disse que continuará a dialogar com os demais candidatos da oposição, sempre em busca da construção de um projeto competitivo na cidade para o pleito. "Elias, nosso partido tem, hoje, uma candidatura própria, mas nós estamos abertos para dialogar porque queremos construir uma frente ampla, uma frente democrática, uma frente com o povo do Cabo. A gente vai casa a casa, olho no olho, conversando com cada cidadã e cidadão de bem da nossa cidade. E você, Elias, se mistura com o povo e é por isso que o PCdoB vem te prestigiar nesse ato político tão importante", declarou a dirigente partidária.

Em sua fala, o vereador Ricardinho também fez questão de ressaltar a importância da formação de uma coligação forte para que a oposição consiga vencer Lula Cabral nas urnas. "A militância começou a partir do momento que Elias aceitou o chamado do povo do Cabo para combater aquele que destruiu a nossa cidade. Mas sozinho ele não fará isso. Ele precisa juntar gente e força política, e eu tenho certeza que com a pluralidade de políticos e de gente de bem que temos no Cabo, que não comungam com a quadrilha que aí está, ele vai conseguir", cravou o parlamentar.

Unidade da oposição do Cabo

Ao JC, Elias afirmou que as lideranças da oposição tem conversado para, quando a eleição estiver mais próxima, construírem uma "convergência". Temos conversado sobre cada qual caminhar, ir conversando e lá na frente a gente fazer uma convergência.

"Nós precisamos construir uma unidade mínima, não é que seja uma unidade em torno de um candidato, mas uma unidade mínima, com base em um programa de governo, alguns critérios que vamos definir juntos e lá adiante nós iremos construir essa unidade. Se será em torno de mim, ficarei muito feliz, mas se não for, se for em torno de um outro que estiver em melhores condições de vencer as eleições, também não tenho esse tipo de vaidade", disse. 

Ele considerou a possibilidade de algum dos pré-candidatos retirarem a candidatura futuramente. "Na chapa majoritária (prefeito e vice) você tem duas vagas, no conjunto dos partidos nós achamos que precisa se construir uma governança com várias, partidos, com várias forças, a composição do governo também é um espaço de composição", completou Elias. 

Raul Henry disse ter esperanças de que o nome de Elias seja "um ponto de convergência" na oposição "pelos requisitos pessoais e políticos que ele tem, mas essa conversa vai se dar no respeito a todas as outras pré-candidatura", disse. 

Últimas notícias