Perdão

Igor Maciel: PSB perdoa os infiéis de olho na eleição

PSB resolveu perdoar os deputados que votaram a favor da reforma da Previdência. Pernambucano Felipe Carreras é um dos ''absolvidos''.

Igor Maciel
Cadastrado por
Igor Maciel
Publicado em 10/02/2020 às 19:30
LÉO MOTA/JC IMAGEM
Deputado federal Felipe Carreras vem dialogando constantemente com dirigentes do Náutico, Sport e Santa Cruz sobre PL do Profut - FOTO: LÉO MOTA/JC IMAGEM
Leitura:

Quando o vento muda, mudam também as certezas. Carlos Siqueira (PSB), presidente nacional do PSB, estava certo no ano passado de que era preciso punir com rigor os deputados que votaram a favor da reforma da Previdência. Na época, o PSB estava em franca aproximação com o PT em alguns locais e, em outros, pretendia absorver parte do eleitorado petista órfão de um Lula (PT) encarcerado e quase inativo.

Por isso, votar favorável a uma reforma do governo Bolsonaro, independente de ela ser boa para o País, ia de encontro às oportunidades que se abriam aos socialistas. O PSB tinha o maior potencial, junto com o PDT, para assumir o cetro que comanda a esquerda carente. Entre os pernambucanos, Felipe Carreras (PSB) foi um dos principais alvos. Não só por ter votado contra a orientação do partido, mas ter reafirmado sua convicção de que estava fazendo o melhor para o Brasil.

Um "absurdo", Parte da direção nacional se revoltou. Carreras, nos bastidores, ameaçava trocar de sigla e chegou a formar um grupo incluindo os "perseguidos" do PSB e do PDT, na mesma situação. Falou-se em expulsão, datas foram marcadas, frases foram sendo ditas e desditas quando o clima começou a esfriar. Lula foi solto, "reassumiu a esquerda" e, pior, avisou que "pra andar com ele é preciso defendê-lo" e quase beijar-lhe os pés.

De repente, o movimento ao centro liberal que Carreras e outros oito colegas fizeram, apoiando a reforma, passou do pecado à sensatez, como se fosse mágica, nas hostes do PSB. Há menos de uma semana aconteceu uma reunião que revogou as punições que haviam sido aplicadas. Além de Carreras, Emidinho Madeira, Felipe Rigoni, Jefferson Campos, Liziane Bayer, Rodrigo Agostinho, Rodrigo Coelho, Rosana Valle e Ted Conti foram beneficiados.

Errou feio

Como alguns já estavam indo ao TSE buscar a desfiliação, reduzindo a bancada do PSB na Câmara, a esperança de Siqueira é que agora eles resolvam ficar. O PSB insiste que "só fez isso porque os deputados agora estão ouvindo mais o partido". A verdade é que Siqueira estava errado, desde o início.

Últimas notícias