Fórum

Governadores inauguram sede do Consórcio Nordeste em Brasília

Espaço será compartilhado com os Consórcios do Norte e do Centro-Oeste

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 11/02/2020 às 19:38
Foto: Twitter/@fatimabezerra
Espaço será compartilhado com os Consórcios do Norte e do Centro-Oeste - FOTO: Foto: Twitter/@fatimabezerra
Leitura:

Representantes dos governos dos nove estados nordestinos participaram, na tarde desta terça-feira (11), em Brasília, de mais um Fórum dos Governadores do Nordeste, desta vez para inaugurar a sede do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Na ocasião, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), informou que o espaço também será utilizado para sediar consórcios de estados do Centro-Oeste e da região Norte do País.

>> ICMS: Após encontro com Paulo Guedes, governadores sinalizam trégua com governo Bolsonaro

>> Em primeira reunião de 2020, governadores do Nordeste vão discutir sobre saneamento e comércio de gás natural

>> Governadores do Nordeste apresentam cronograma de missão internacional ao Itamaraty

"A grande novidade é que aqui vai funcionar o Consórcio Nordeste, o Consórcio do Centro-Oeste e o Consórcio do Norte. Isso significa compartilhar experiências, programas, ações e também dividir os custos das instalações. É um passo importante e a partir desse escritório nós vamos intensificar os contatos com as embaixadas e com os organismos internacionais que funcionam aqui em Brasília, servindo também como um ponto de apoio para a integração dos Estados", explicou Rui Costa, que atua também como presidente do colegiado.

De acordo com o governo de Pernambuco, durante a reunião dos governadores também foi abordado o tema do gás natural na região, pois o grupo estuda a implantação de uma rota de transporte da substância entre os nove estados. Para o Executivo pernambucano, a expansão da rede é uma "prioridade".

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), usou suas redes sociais para informar outra deliberação do consórcio: o retorno do grupo à Europa no mês de março para mais uma rodada de negócios. "Governadores traçam agenda de 2020 e voltam à Europa em março para uma nova rodada de negócios. Em abril o grupo recebe investidores das áreas de saneamento, energia, infraestrutura, turismo e meio ambiente", afirmou a gestora.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Durante a tarde, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) empossou o ex-deputado Rogério Marinho (PSDB) como ministro do Desenvolvimento Regional. Natural da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, Marinho é ex-secretário especial de Previdência e Trabalho e chegou à pasta após o afastamento de Gustavo Canuto do cargo.

Em entrevista ao repórter Romoaldo de Souza, correspondente da Rádio Jornal em Brasília, o governador Paulo Câmara (PSB) disse acreditar que o novo ministro pode ajudar os estados do Nordeste em demandas específicas da região. "(Ele é) Um ministro nordestino, que conhece os desafios do Nordeste brasileiro, e a gente espera que muita coisa ande mais rápido (com ele no ministério), (...) tenha o olhar e a atenção do novo ministro e ele com certeza vai ter o apoio dos governadores do Nordeste e do Brasil", pontuou o socialista.

Últimas notícias