justiça eleitoral

TRE barra propaganda do PT na Praia de Boa Viagem

Oficial de justiça proibiu que petistas colocassem bandeiras na orla, mas proibição não se estendeu aos demais candidatos

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 07/09/2012 às 16:19
Leitura:

Sob o argumento de que não é permitido fazer campanha eleitoral nas areias de Boa Viagem com panfletos e bandeiras o oficial de Justiça do Tribunal Regional Eleitoral, José Wanderley e o assistente judiciário Luciano França provocaram nesta manhã uma baixa na campanha do candidato petista Humberto Costa . Assim como fazia em 2010, quando candidato ao Senado Federal, e em 2006, quando disputou o governo do Estado, o prefeiturável e sua militância abordavam os banhistas com adesivos e palavras de ordens. Assim que a equipe partiu da Pracinha de Boa Viagem, ponto de concentração da caminhada, os representantes do tribunal chegaram.

Luciano França afirmou que as bandeiras, mesmo sendo levadas por militantes e não estando afixiadas, estavam proibidas. Apenas poderia ser asteadas do outro lado da orla. "Pedimos que vocês saiam da areia com as bandeiras e com os panfletos, não é permitido campanha neste formato na praia", afirmou o assistente judiciário. Apesar de não ter compreendido a proibição, Humberto Costa determinou que fosse cumprida a determinação.

Questionado se ela se estenderia aos demais candidatos, já que os quatro mais bem posicionados nas pesquisas estavam fazendo campanha na praia, Luciano França afirmou que sim. "Vamos sair daqui e avisar aos demais". A reportagem do JC constatou, no entanto, que os candidatos do DEM, Mendonça Filho e do PSDB, Daniel Coelho não haviam recebido a advertência mais de duas horas após o oficial de justiça ter deixado o local onde abordou a campanha petista. As assessorias de imprensa dos dois candidatos informaram que fizeram a campanha com bandeiras e panfletos porque não receberam qualquer proibição do Tribunal. A campanha do socialista Geraldo Julio já havia sido informada pela sua equipe jurídica que não deveria levar bandeiras e panfletos para serem distribuídos nas areias. 

Procurado pela reportagem do JC, o plantão do TRE nao foi localizado.

Últimas notícias