Campanha

Candidatos "esvaziam" agendas e aguardam o último debate na TV

Confronto marcado pela TV Globo começa às onze da noite desta quinta-feira e fecha a campanha do primeiro turno

Ciro Carlos Rocha
Ciro Carlos Rocha
Publicado em 04/10/2012 às 13:01
Leitura:

Esta quinta-feira (4) é um dia de tensão para os seis candidatos à Prefeitura do Recife que vão participar do debate da TV Globo. Geraldo Júlio (PSB), Daniel Coelho (PSDB), Humberto Costa (PT), Mendonça filho (DEM), Roberto Numeriano (PCB) e Douglas Sampaio (PRTB) esvaziaram as agendas para afinar o discurso e encarar o tradicional confronto televisivo.

Faltando três dias para a eleição, o debate é a última chance dos políticos falarem diretamente à população e conquistar os indecisos. O debate será transmitido, ao vivo, do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, a partir das 23h.

Para o professor e pesquisador Hely Ferreira, do Núcleo de Estudos Eleitorais e Partidários da Universidade Federal de Pernambuco, o debate da Globo ganha importância por sua proximidade com o dia da eleição e com o fim da propaganda gratuita no rádio e na televisão.

“Os candidatos sabem que precisam aproveitar bem qualquer aparição televisiva nessa reta final de campanha. É natural que eles priorizem a preparação para o debate à agenda tradicional. Muitos eleitores deixam a escolha do voto para a última semana”, avaliou o professor Ely Ferreira.

O debate terá uma hora e meia de duração e será dividido em cinco blocos. Dois blocos serão de temas livres e dois blocos terão temas pré-determinados, sempre com candidato perguntando a candidato. No último bloco, os convidados farão suas considerações finais. O mediador será o jornalista Márcio Bonfim.

Comos os candidatos Jair Pedro (PSTU) e Edna Costa (PPL) são de partidos sem representação no Congresso Nacional, ambos não participarão do debate. Cerca de 70 profissionais da Rede Globo Nordeste vão trabalhar na produção e execução do programa.

Esse será o sétimo confronto entre os candidatos à Prefeitura do Recife. Eles já participaram de debates promovidos pelo portal Leiajá, pela TV Tribuna e pela Rede TV. O Sistema Jornal do Commercio realizou três debates. Um transmitido online pelo Portal NE10, um na Rádio Jornal e o último na semana passada, na TV Jornal.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Últimas notícias