Partido

Adesão do PT municipal à base de Geraldo Julio segue indefinida

Diretório municipal esteve reunido neste sábado (24), mas decisão foi adiada para dezembro

Bruna Serra
Cadastrado por
Bruna Serra
Publicado em 25/11/2012 às 7:10
Leitura:

Como já é tradição no Partido dos Trabalhadores, pouco foi decidido na reunião deste sábado (24) entre os 45 integrantes do Diretório Municipal do Recife, realizado no Sindicato dos Gráficos, no bairro de Santo Amaro. Após mais de três horas de discussão, foi adiada a decisão sobre o apoio ou não ao prefeito eleito Geraldo Júlio (PSB). ]

Também ficou pactuado que a culpa pela perda do prazo para homologação de 22 mil fichas de filiações ao partido no Recife será partilhada entre todos os integrantes da Executiva municipal e que o procedimento, agora, é aguardar que a direção nacional do partido decida se esses filiados terão ou não direito a voto no próximo processo de Eleição Direta (PED), marcado para novembro de 2013.

“Vamos cadastrar no sistema até o dia 10 de dezembro todos os pedidos e esperar que a nacional avalie se esses filiados podem ou não votar. Se ficar decidido que não poderão votar, cada um tem o direito de recorrer individualmente para garantir seu direito”, ponderou o vereador Luiz Eustáquio, presente à reunião.

O presidente do partido na capital, Oscar Barreto, explicou que não é possível prever se o assunto já constará na pauta do próximo encontro da nacional petista, marcado para 8 de dezembro. “Não tem prazo para a nacional se posicionar”, atestou.

Um novo encontro está convocado para o dia 1º de dezembro, quando finalmente deverá ser debatida a adesão ou não à base de apoio do prefeito eleito, Geraldo Julio (PSB). Existia a intenção - de alguns integrantes do grupo do prefeito João da Costa - de votar logo esse ponto, já que havia sinalização de que a maioria seria favorável a adesão. Mas a ordem agora é conseguir o máximo consenso para não voltar a expor para sociedade os problemas internos do PT. Sendo assim, no próximo encontro a pauta deve ser exclusivamente dedicada ao debate sobre o apoio ao PSB na instância municipal.

Últimas notícias