ditadura

UNE cria grupo para apurar mortes de líderes estudantis

A cerimônia de instalação da comissão vai acontecer nesta sexta, na abertura do Conselho Nacional, no Recife

Agência Estado
Cadastrado por
Agência Estado
Publicado em 18/01/2013 às 8:26
Leitura:

A União Nacional dos Estudantes (UNE) instala oficialmente, nesta sexta-feira (18), no Recife, a sua própria comissão da verdade. Segundo o presidente da entidade, Daniel Iliescu, ela vai investigar inicialmente casos de dirigentes estudantis mortos e desaparecidos no período da ditadura militar, entre 1964 e 1985. “Levantamentos preliminares indicam que são 46 dirigentes, incluindo universitários e estudantes secundaristas”, disse ele ao jornal O Estado de S. Paulo.

A cerimônia de instalação da comissão deve ocorrer durante a abertura da reunião do Conselho Nacional de Entidades de Base, na Universidade Federal de Pernambuco. O atual coordenador da Comissão Nacional da Verdade, o procurador da República Cláudio Fonteles, deverá participar da cerimônia como convidado de honra.

Paulo Vannuchi, ex-ministro de Direitos Humanos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também participará da cerimônia no Recife. Ele foi convidado para orientar o trabalho de pesquisadores e estudantes que integrarão a comissão.

Na cerimônia de hoje, a UNE vai prestar uma homenagem especial a Honestino Guimarães, estudante de geologia que presidiu a entidade após a repressão ao seu 30.º Congresso, em Ibiúna (SP), em 1968. Perseguido pelas autoridades militares, ele se viu obrigado a viver na clandestinidade. Preso por agentes da Marinha, no Rio, em 1973, nunca mais foi localizado.

Últimas notícias