Eleições 2012

No Recife, juiz intima candidatos com nomes estranhos

Resolução do TSE proíbe nomes fora dos padrões "normais" ou que façam vinculação a órgãos ou empresas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 31/07/2012 às 0:24
Fotos: Bernardo Soares/JC Imagem
FOTO: Fotos: Bernardo Soares/JC Imagem
Leitura:

 

O juiz da 151ª Zona Eleitoral do Recife, João Maurício Guedes Alcoforado, vai ter que se decidir, nos próximos dias, entre a aplicação radical da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (nº 23.373) que resolveu impor obstáculos aos candidatos às eleições 2012 que apresentem nomes fora dos padrões “normais” ou que façam vinculação a orgãos ou empresas ou a liberação para o uso de apelidos e nomes esdrúxulos. O juiz intimou os candidatos que se registraram com nomes de de disputa com os quais são conhecidos nas comunidades e bairros, para que mudem o registro ou aceitem o nome de registro civil.

Fotos: Bernardo Soares/JC Imagem
Leandro Enoque prefere ser chamado de Leandro Boca - Fotos: Bernardo Soares/JC Imagem
Leandro Boca -
Cosme Denny quer usar nome de Deninho Nota 10. Ele também fez a defesa de Emanuel Furúnculo Maligno -
Severino Manoel de Freitas Júnior que usar o nome de Papai Noel -
Roberto, do bloco Bimba Mole, quer usar o apelido B.Mole -

O resultado do zelo legal está sendo uma romaria de candidatos aflitos à 151ª Zona, no Fundão, na zona norte do Recife, para apresentar a justificativa para o registro do nome “estranho” e apelando para que juiz aceite a realidade popular, sob pena de perderem votos, uma vez que não são conhecidos pelos próprios nomes.

O candidato que, mesmo depois de intimado, não indicar o nome que deverá constar da urna eletrônica, concorrerá com seu nome próprio, o qual, no caso de homonímia ou de excesso no limite de caracteres, será adaptado pelo Juiz Eleitoral no julgamento do pedido de registro. Veja alguns exemplos de candidatos que já foram intimados: Papai Noel, Deninho Nota 10, Cobra, Roberto do Bloco Bimba Mole, Leandro Boca, Silvana de Toinho do Táxi, Furúnculo Maligno... 

Infográfico

Candidatos a vereador do Recife tentam manter apelidos

 

Últimas notícias