JUSTIÇA

Ação contra Geraldo terá parecer na terça

Procurador-regional eleitoral prometeu entregar seu parecer até a próxima terça-feira no pedido de suspeição do juiz, cunhado do presidente do PSB, que avalia impugnação contra Geraldo Julio

Ayrton Maciel
Cadastrado por
Ayrton Maciel
Publicado em 01/11/2012 às 6:08
Leitura:

O procurador-regional eleitoral de Pernambuco, Antônio Edílio Magalhães, informou que entregará na próxima terça (6), ao TRE, o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) sobre o pedido do PT de suspeição do juiz da 151ª Zona Eleitoral, no Recife, João Maurício Guedes Alcoforado, para julgar o processo impetrado na campanha, em que pede a impugnação da candidatura ou diplomação do prefeito eleito Geraldo Julio (PSB), por abuso de poder econômico e “propaganda casada”. O PT arguiu a suspeição em razão do juiz ser cunhado do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, acusando o mesmo de postergar o julgamento da ação.

A aliança liderada pelo PT e Humberto Costa ingressou com a impugnação contra o então candidato Geraldo denunciando “propaganda casada” com a do governo do Estado. Um segundo pedido, sob acusação de beneficiar-se da propaganda institucional, foi interposto pelo PT em 3 de outubro na 151ª Zona Eleitoral, a do registro de candidatura.

Nessa quarta-feira (31), às 18h40, chegou ao MPE os autos enviados pelo desembargador do TRE Ronnie Duarte para que o procurador-geral dê parecer sobre a suspeição. “Temos emitido pareceres, em média, em 48 horas. Como amanhã (quinta) e sexta-feira (2), o MPE e o TRE estarão fechados, estudarei o processo na segunda-feira (5) e até a terça me pronuncio”, disse Edílio.

Por sua vez, o desembargador Luiz Alberto Gurgel, relator da impugnação do prefeito reeleito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB), deu prazo de cinco dias para os advogados juntarem documentos antes de relatar o caso. A 1ª instância da cidade impugnou Lóssio, acusando abuso de poder político.

Últimas notícias