JC/IPMN

Eleitorado do Recife se mantém fiel a quem votou nas últimas eleições

Do universo entrevistado em pesquisa, 87% afirmaram que, se a eleição fosse hoje, votariam da mesma forma

Débora Duque
Cadastrado por
Débora Duque
Publicado em 10/04/2013 às 0:01
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Apesar da aceitação conquistada entre os recifenses, o prefeito Geraldo Julio (PSB) ainda não conseguiu atrair o eleitorado cativo dos seus adversários na disputa municipal. Entre os entrevistados, 78% disseram ter votado na última eleição e 94% responderam que ainda lembram do candidato em que votaram. Deste grupo, 87% afirmaram que, se a eleição fosse hoje, votariam da mesma forma.

Do percentual que disse ainda recordar quem recebeu seu voto, em 2012, 47% afirmaram ter votado em Geraldo, 21% em Daniel Coelho (PSDB), 20% em Humberto Costa (PT) e 5% em Mendonça Filho (DEM). “Geraldo está bem avaliado, mas ainda não conseguiu fazer com que o eleitorado que depositou seu voto nos seus principais oponentes tenha se arrependido”, observou o cientista político Adriano Oliveira. O desafio do socialista, segundo o pesquisador, é atrair parte desse eleitorado para seu capital político. O cientista político também reconhece que o tempo foi curto para que o prefeito conseguisse reverter o quadro. “De qualquer forma, fica o alerta para ele e seus assessores”, indica.

Infográfico

Eleitorado se mantém fiel a seus candidatos

De acordo com o economista Maurício Romão, o resultado também aponta para outro fator. Ele destaca o alto índice de pessoas que afirmaram ainda lembrar do candidato em que votou na última eleição. “Reclama-se bastante que o eleitor vota de forma banal e depois nem lembra em quem votou. Agora, é possível perceber que o eleitorado está mais conectado com as propostas dos candidatos, tanto que boa parcela não só lembra em quem votou como diz que votaria na mesma pessoa novamente”, pondera.

 

Últimas notícias