pesquisa ipmn

25% dos eleitores não têm interesse na eleição para Governo de Pernambuco

Apenas 15% dos entrevistados disseram estar ?muito interessado? na sucessão estadual e 22%, "parcialmente interessado?

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 28/10/2013 às 0:04
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

O tema eleições já está aí, cada vez mais forte, embora muitos personagens do mundo político insistam em colocar que a hora para tratar do assunto seja 2014. E não poderia ser diferente, com uma legislação eleitoral que apressa as articulações, especialmente no prazo exigido de um ano de filiação para quem pretende encarar a disputa - prazo esse esgotado no início do mês.

Mas, se para muitos dos pré-candidatos o momento é de voar pelo País em articulações mil em reforço aos seus palanques, para uma fatia considerável do eleitorado pernambucano as eleições são totalmente desprezadas: exatamente um quarto (25%) dos 2.423 entrevistados na pesquisa IPMN/JC, ao serem questionados sobre qual o nível de interesse com as eleições 2014, responderam não ter interesse “por eleição nenhuma”. Em 2014, além de novos governadores, senadores, deputados federais e estaduais, os eleitores votarão para “presidente”.

Infográfico

Interesse


Já os que informaram estar, desde já, faltando um ano para as eleições, “muito interessado” no tema somam 15%, enquanto 22% revelaram a condição de “parcialmente interessado” e 26% disseram estar “pouco interessado”.
Dos 25% que não estão nem aí com eleições, de acordo com a pesquisa, os maiores percentuais são do sexo feminino (29%), dos maiores de 60 anos (28%), dos que têm só até a 3ª série fundamental (32%), dos que ganham só até 1 salário mínimo (30%) e dos moradores da Zona da Mata (32%).

Últimas notícias