GOVERNO

Geraldo Julio elogia trabalho da secretaria-executiva

Criada com o objetivo de combater todas as formas de maus tratos aos animais e controlar as zoonoses, prefeito do Recife avalia positivamente o desempenho da estrutura

Beatriz Albuquerque
Cadastrado por
Beatriz Albuquerque
Publicado em 03/11/2013 às 6:32
Leitura:

Criada com o objetivo de combater todas as formas de maus tratos aos animais e controlar as zoonoses, a Secretaria-Executiva do Direito dos Animais (Seda) foi avaliada positivamente pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB). Nos primeiros dez meses, a Seda realizou oito ações educacionais, de capacitação e de controle populacional e epidemiológico. A última iniciativa da secretaria foi a implementação de uma lei que proíbe o uso de veículos de tração animal no Recife.

O gasto mensal da secretaria é de R$ 32,4 mil, custeados pela Secretaria de Governo e Participação Social, a quem a Seda é vinculada. Atualmente a Seda possui 11 cargos comissionados, estando sete desses locados no gabinete do secretário. Os outros quatro profissionais atuam na equipe de cirurgia veterinária no Centro de Vigilância Animal. Os 14 cargos públicos anunciados no período de lançamento da secretaria ainda não foram ocupados. Um concurso para contratação dos servidores efetivos está previsto para o próximo ano.

Ainda sem nenhum servidor efetivo, a Seda reforça a sua equipe com uma rede de cerca de 250 voluntários, envolvidos em ações, como os eventos de adoção, onde 300 cães e gatos conseguiram um lar. Segundo a assessoria, a secretaria realizou campanhas de vacinação para cães e castração gratuita, capacitação de voluntários, campanha educativa nas escolas e um curso de reciclagem das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros acerca dos direitos dos animais para a prevenção do crime de maus tratos (Lei Federal 9.605/98). Também foi iniciativa da Seda a Operação Água sim, chicote não, que consiste na fiscalização de maus tratos aos equinos e a implementação da lei que proíbe o uso de veículos de tração animal no Recife.

Apesar das queixas, feitas pelas principais entidades que atuam na causa animal, no que diz respeito à eficácia da maioria dessas ações, o prefeito Geraldo Julio (PSB) afirmou estar satisfeito com o trabalho desenvolvido pela secretaria. “Rodrigo (Vidal) é um militante da área e está fazendo um trabalho bem feito. As mudanças na equipe foram necessárias para a readequação. O Hospital Veterinário estará pronto em breve e o projeto do arquiteto já está concluído”, avaliou Geraldo.

Por duas semanas o JC tentou conversar com o secretário Rodrigo Vidal. Na última sexta-feira, a assessoria informou que ele esteve afastado das suas atividades por motivo de licença médica.

Últimas notícias