Eleições

PT local rejeita imposição

Orientação da direção nacional para que o partido caminhe com a candidatura de Armando Monteiro provoca mal-estar

Gabriela López
Cadastrado por
Gabriela López
Publicado em 16/01/2014 às 6:04
JC Imagem
Orientação da direção nacional para que o partido caminhe com a candidatura de Armando Monteiro provoca mal-estar - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Causou um rebuliço no PT de Pernambuco a informação do deputado federal João Paulo (PT) de que o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, orientou a direção local - com aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - a apoiar a candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB) na eleição para o governo do Estado, em outubro.

O desconforto de lideranças locais ameaça provocar um novo embate interno. Presidente do PT em Pernambuco, a deputada estadual Teresa Leitão afirmou que a opinião de Rui Falcão será considerada durante o debate, mas não será “determinante” para a resolução a ser tomada no âmbito local (leia matéria na página 4).

“Eu não estou considerando que foi uma orientação partidária. João Paulo não foi (conversar com o presidente) em missão partidária, foi como liderança, como deputado. Pode haver análise, comentários, preferências... mas não houve nenhum posicionamento formal da direção nacional”, observou Teresa Leitão nessa quarta-feira, dois dias após o encontro de João Paulo com o presidente.

O mesmo discurso de que não houve uma resolução protocolar da cúpula petista foi endossado pelo presidente do PT no Recife, Oscar Barreto. “Onde tem este recado? João Paulo está inventando. Não vou comentar fala de João Paulo. Não sei a serviço de quem ele está”, protestou.

O secretário de Habitação do Recife e coordenador nacional de Esporte e Lazer do PT, Eduardo Granja, defendeu que o partido “não pode se submeter a uma conversa entre um deputado e o presidente nacional”, lembrando que “existe espaço e o momento de se ter definições”.

Desde que se tornou pública, a iniciativa de João Paulo de procurar as lideranças nacionais foi vista como antecipação, já que o Diretório Estadual começará a discutir formalmente as possibilidades eleitorais no próximo sábado (18). Caso apoie Armando Monteiro, o PT terá espaço na majoritária.

Ao comentar o encontro com o dirigente, João Paulo afirmou que “se depender dele (Rui Falcão) e do PT nacional, de Lula e Dilma, a gente faz composição com Armando Monteiro”.

Questionado sobre a reação interna, o ex-prefeito disse ontem que nunca declarou que há uma resolução formal da cúpula petista, mas, sim, que Rui Falcão, Lula e Dilma defendem o apoio a Armando Monteiro.

“Eu digo sempre que a melhor posição para o PT é, primeiro, ele se unificar e ter a unidade interna do partido. Segundo, não ter nenhum tipo de atrito, nem dificuldade com a direção nacional do partido, nem com Lula e nem com Dilma. De forma que eu vou incorporar a posição desse entendimento entre o PT de Pernambuco e o PT nacional”, declarou, em entrevista à Rádio Jornal.

Últimas notícias