RUMO ÀS ELEIÇÕES

Marina Silva reforça aliados no Recife

Com o cenário da sucessão em ebulição, ex-senadora almoça com o governador Eduardo Campos e se reúne com "marineiros"

Gabriela López
Cadastrado por
Gabriela López
Publicado em 07/02/2014 às 6:00
Michele Souza/JC Imagem
Com o cenário da sucessão em ebulição, ex-senadora almoça com o governador Eduardo Campos e se reúne com "marineiros" - FOTO: Michele Souza/JC Imagem
Leitura:

Em meio à turbulência no meio político causada pelo lançamento do documento com as diretrizes do programa de governo a ser defendido pela aliança PSB-Rede na eleição deste ano e dos discursos contundentes proferidos no evento, a ex-senadora Marina Silva (PSB) desembarca em Pernambuco hoje, quando almoçará na casa do governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB). Com ela, estarão a integrante da comissão nacional da Rede, Jane Vasconcelos, e o coordenador de Organização, Pedro Ivo Batista. Também deve participar do almoço o secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier (PV), ligado à Rede no Estado.

Oficialmente, o motivo da viagem da ex-parlamentar a Pernambuco é uma palestra sobre desenvolvimento sustentável – a principal bandeira dos seus discursos – em um seminário da Igreja Anglicana, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, marcado para as 19h. Marina Silva é evangélica e tem ministrado palestras pelo Brasil.

Segundo a assessoria de imprensa da ex-ministra, a passagem na casa do governador, em Dois Irmãos, no Recife, é uma visita de cortesia à primeira-dama, Renata Campos, que deu à luz quinto filho, Miguel, no início do mês.

Caso haja espaço da agenda, é possível que Marina realize um ato com a militância da Rede em Pernambuco. Quando desembarcar no Estado, no fim da manhã, o primeiro compromisso será uma breve reunião com a coordenação estadual da Rede. Na semana passada, lideranças do PV – que abriga “marineiros” no Estado – cobraram a participação de Sérgio Xavier na chapa majoritária que está sendo montada pelo governador para sua sucessão.

Em discurso sintonizado com Eduardo Campos de crítica à “velha política”, a ex-senadora – cotada para a vice na chapa para o Palácio do Planalto – afirmou no evento de lançamento do programa, na última terça-feira (4), em Brasília, que “entulho da velha política” atrapalha o Brasil. Na mesma cerimônia, o governador disse que o País “saiu dos trilhos” e que vai “derrotar o PT”.

Marina Silva pode voltar a pisar em terras pernambucanas no dia 5 de abril, quando será realizada uma das cinco plenárias que discutirão com a militância o programa de governo. Além do Recife, completam a lista Manaus (AM), Goiana (GO), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

Últimas notícias