caruaru

Vereadores usariam irregularidades na merenda escolar para extorquir prefeitura

O inquérito foi enviado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que tem 15 dias para fazer a denúncia à justiça

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 14/02/2014 às 9:32
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O inquérito foi enviado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que tem 15 dias para fazer a denúncia à justiça - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A Polícia Civil divulgou na manhã desta sexta (14) o resultado da Operação Ponto Final II, que identificou os líderes de um esquema de corrupção que envolvia vereadores e Prefeitura de Caruaru. O inquérito foi enviado na última quinta-feira (13) ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que tem 15 dias para fazer a denúncia à justiça. Os vereadores Evandro Silva, Val da Cachoeira e Neto foram indiciados como os líderes do esquema, que também envolvia os parlamentares Val das Rendeiras e Pastor Jadiel.

Os líderes do esquema podem ser condenados a 29 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e organização criminosa. Os três tiveram a pena agravada em 1/3 do tempo pelo fato de serem funcionários públicos. Val das Rendeiras e Pastor Jadiel podem pegar  o mesmo tempo, só que pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa.

De acordo com a investigação, os líderes propunham o pagamento de R$ 30 mil para que os vereadores Val das Rendeiras e Pastor Jadiel assinassem o requerimento para abertura de uma CPI. A comissão iria investigar irregularidades na compra das merendas escolares por parte da prefeitura. Depois de instaurar a CPI, os vereadores iriam extorquir a prefeitura para arquivar a comissão. Os vereadores indiciados chegaram a fazer contato com um representante do executivo, que não teve o nome revelado.

A prefeitura iria ceder à chantagem dos vereadores porque a Controladoria Geral da União (CGU) investigava as irregularidades das merendas em processo paralelo.

Últimas notícias