Prisão

Ex-prefeito de São José da Coroa Grande começa a cumprir pena de seis anos de prisão

Quirino Fábio de Carvalho foi condenado por irregularidades e desvios acerca de um repasse de R$ 40 mil reais do Ministério da Cultura

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 19/09/2014 às 18:00
Leitura:

A polícia Federal prendeu, nesta sexta-feira, o ex-prefeito da cidade de São José da Coroa Grande, distante 120 quilômetros do Recife, Quirino Fábio de Carvalho. Os motivos foram as  irregularidades e desvios acerca de um repasse de R$ 40 mil reais do Ministério da Cultura através de um convênio firmado no ano de 1999 com o objetivo de equipar a Biblioteca do município com livros. Através das denúncias advindas do Ministério Público Federal, ele foi condenado a seis anos de reclusão em regime inicialmente semiaberto.

Após ter prestado declarações na Polícia Federal, Quirino foi enviado para o Instituto Médico Legal (IML) para realização de exame de corpo e delito. Sendo, em seguida, encaminhado para a penitenciária Agro-Industrial São João, na Ilha de Itamaracá.

Ele foi prefeito nos anos de 1997 e 2004. Ao longo da investigação, ainda segundo nota divulgada pela PF, ficou comprovada que tais livros nunca fizeram parte do acervo daquela biblioteca e que diante de tais indícios o ex-prefeito foi condenado pela prática contida no artigo 1º, inciso I, do Decreto Lei 201/67 (desvio de recursos públicos praticado por prefeito) o que ensejou sua condenação a seis anos de reclusão.

O ex-prefeito afirmou, no entanto, que houve cumprimento do referido convênio e que o material foi todo comprado, porém em virtude da biblioteca encontrar-se em local diferente do imóvel determinou que os livros, trazidos pelo caminhão, fossem colocados na Secretaria de Educação, fato este que a Polícia Federal afirma ter sido negado por representantes da aludida Secretaria à época dos fatos bem como pela fiscalização do Ministério da Cultura.

Últimas notícias