LEGISLATIVO

OAB adia ação contra quarto mandato de Uchôa na Alepe por tempo indeterminado

Seccional pernambucana da Ordem prorrogou Adin pela quarta vez este ano

Maria Regina Jardim
Cadastrado por
Maria Regina Jardim
Publicado em 10/02/2015 às 18:02
JC Imagem
Seccional pernambucana da Ordem prorrogou Adin pela quarta vez este ano - FOTO: JC Imagem
Leitura:

Apesar do embate que vem protagonizando com a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) desde que os deputados estaduais sinalizaram com a quarta reeleição do presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), a Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) segue protelando a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que tem como objetivo contestar formalmente a decisão do legislativo estadual.

Após uma longa reunião na tarde de ontem, a assessoria de comunicação da OAB-PE anunciou que adiaria pela quarta vez a Adin a ser impetrada no Tribunal de Justiça de Pernambuco. Sob o argumento de que alguns dos envolvidos na polêmica estão fora do Estado e não poderiam assinar a ação, a entidade suspendeu a decisão por tempo indeterminado.

Isso porque o presidente da Ordem, Pedro Henrique Reynaldo, ainda que publicamente faça duras críticas ao quarto mandato de Guilherme Uchoa - que é juiz aposentado - não tem novo prazo para apresentação da ação. A promessa de Reynaldo era de que imediatamente após a formalização da reeleição de Uchoa ingressaria com ação judicial. Guilherme Uchoa foi reeleito no dia 1º de fevereiro

O embate entre a OAB e a Alepe vem acontecendo desde dezembro do ano passado, quando Uchôa começou a se articular para garantir um novo mandato na Alepe. Ele está há oito anos no comando da Casa e, agora, chefiará a Mesa Diretora por mais um biênio. Nenhum deputado passou tanto tempo na presidência da Casa.

Últimas notícias