Vereadores

Secretários municipais faltam a audiências públicas na Câmara do Recife

Presença não é obrigatória, mas parlamentares cobram maior comprometimento por parte do Poder Executivo

Mariana Mesquita
Cadastrado por
Mariana Mesquita
Publicado em 20/05/2015 às 19:43
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Presença não é obrigatória, mas parlamentares cobram maior comprometimento por parte do Poder Executivo - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Após convidar o secretário municipal dos Direitos dos Animais, Rodrigo Vidal, para participar de uma audiência pública para discutir políticas relacionadas ao setor, ocorrida na manhã desta quarta-feira (20), a vereadora Isabella de Roldão (PDT) criticou a ausência dele.

Ela também citou que outros secretários municipais deixaram de participar de eventos semelhantes.“É a terceira reunião consecutiva em que isso acontece”, afirmou Isabella, referindo-se às ocasiões em que propôs discutir a situação do Cais José Estelita (15/04) e da comunidade de Entra a Pulso (06/05). No caso específico de Vidal, que é correligionário de Isabella e está licenciado do cargo de vereador, haveria, na opinião dela, uma “indelicadeza” adicional. 

“A Casa faz um convite, mas o secretário não tem obrigação de vir no caso de uma audiência pública”, contemporizou o presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Vicente André Gomes (PSB). “O que acontece é que existe um grande volume de audiências e os secretários só comparecem pessoalmente quando a agenda permite, mas sempre mandam representantes em seu lugar. Não há nenhum desprestígio nisso e, dessa forma, as demandas da audiência são supridas, já que o secretário não possui o monopólio das informações”, disse por sua vez o líder da bancada de governo na Câmara, Gilberto Alves (PTN). 

A Prefeitura do Recife, segundo Isabella, teria efetivamente enviado um representante para tomar parte da audiência. "Ele apresentou um arquivo no powerpoint e não sobre responder nenhuma dúvida", acusou.

Durante toda a sessão plenária, os vereadores de oposição fizeram críticas contra a secretaria de Vidal, citando a promessa ainda não cumprida de construção de um hospital público veterinário. “Quando o secretário queria aprovar seu projeto de lei sobre o uso de carroças no Recife, ele soube comparecer nas reuniões da Comissão de Meio Ambiente e cobrar agilidade da Câmara Municipal. Agora, onde ele está? O projeto virou lei há mais de um ano e nada mudou. O que está faltando?”, provocou Jurandir Liberal (PT). 

 

Últimas notícias